Utilizar pôsteres emoldurados é uma forma prática de decorar paredes, dar um toque de cor ao ambiente e expor obras de arte. As imagens podem ser facilmente obtidas na internet e impressas ou compradas por bons preços em lojas físicas ou virtuais; já as molduras podem ser encontradas já prontas em grandes lojas, que apresentam uma infinidade de cores e modelos, ou ainda feitas sob encomenda em moldurarias.
Mas como pendurá-los na parede formando uma composição agradável? Pesquisei algumas soluções e encontrei essas do blog A casa que a minha vó queria, que achei bem interessantes, formuladas para quadros nos tamanhos A3 (29,7 x 42 cm) e A4 (21 x 29,7 cm).
As três sequências abaixo formam retângulos e são ideais para coleções que possuem o mesmo estilo e para pessoas que não querem uma composição muito ousada.
Nos gráficos a seguir foram colocadas prateleiras pra servir de base para os quadros. Vejo muitas composições assim em lojas de decoração. É uma forma de poder variar os quadros sempre que quiser sem se preocupar com mil furos na parede.
Nas próximas imagens são apresentadas composições longitudinais que ocupam toda a área da mobília, mas sem o formato retangular todo certinho dos primeiros exemplos.
Como nem todo mundo tem a disponibilidade de uma área grande, as sugestões seguintes agrupam os quadros mais ao centro.
E, por fim, sugestões mais ousadas pra quem não tem medo de arriscar. Mas pode-se observar que mesmo os formatos mais espalhados possuem uma certa ordem, já que algumas das arestas estão alinhadas dentro da composição.
Essas são só algumas ideias, existem outros milhões de possibilidades. O importante é que o arranjo fique harmonioso, equilibrado com o ambiente e agradável aos olhos!