segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Mais ideias de como fazer um gatil

Já faz dois anos desde a última vez que eu trouxe aqui pro blog algumas ideias de como montar um gatil, e esse é um tema que rende muitas visitas, comentários e e-mails até hoje. E não por acaso é também um assunto que eu adoro.

Nesse post aqui tem cinco ideias de gatil que funcionam bem em apartamento, e nesse tem várias ideias pra quem tem quintal.

Nunca é demais lembrar que animais de estimação não devem ter livre acesso à rua. Enquanto a expectativa de vida de um gato que vive em casa é de em média 15 anos, a de um gato que sai sozinho é de 3. Isso porque gatos que tem acesso à rua são vítimas constantes de envenenamentos, atropelamentos, maus tratos, infecções e parasitas, além de brigas com outros animais e crias indesejadas. Um tutor responsável não abandona seu animal sozinho na rua e PELAMORDEDEUS ninguém venha me dizer que "gato é assim mesmo" e que "ele sabe se virar". Quem ama, cuida.

Um gatil em apartamento pode ser um quarto adaptado. Logicamente os gatos não precisam ficar restritos só a esse espaço, até porque é saudável que ele tenha companhia constante de seus humanos (o que pode ser mais gostoso do que chegar em casa e ser recebido na porta por seus gatos? É um momento do dia que eu amo), porém é bom ter em mente a segurança dos felinos e zelar para que as janelas sejam teladas, não importa em qual andar estiverem! Não é comum que um gato voluntariamente salte de um andar alto, porém eles adoram dormir nas janelas e tentar caçar passarinhos e insetos, e aí acidentes acontecem, então melhor prevenir. Para segurança de todos - felinos e humanos - é melhor contratar uma empresa especializada pra fazer esse serviço. A primeira tela que eu mandei instalar já tem quase cinco anos e continua intacta, e o preço foi bom.


Gatil no quintal é algo com possibilidades infinitas. O piso pode ser de grama, madeira, cerâmico... E o material da estrutura pode ser madeira, metálico, plástico, alvenaria... É importante ser coberto, pelo menos em parte, e ter proteções que abriguem os gatos da chuva, do vento e do frio. O gatil pode ser uma estrutura própria ou então ser feito em uma varanda, que pode ser fechada com vidro ou somente com tela.

É claro que nem só de tela se faz um gatil. É importante ter também comedouros e bebedouros, além de sanitários (caixas de areia, obviamente), camas ou casinhas (as do tipo toca costumam ser mais apreciadas), arranhadores, brinquedos e coisas pra escalar. Prateleiras dispostas em alturas diferentes (mas não muito distantes umas das outras) são diversão para horas e apoio para sonecas. Plantas são bem-vindas, mas só as atóxicas. Alguns gatos amam comer grama de milho de pipoca, o que é bom pra digestão deles.

Os móveis específicos para gatos também são bem interessantes.

Um gatil também é um espaço ideal pra quem adota gatos de rua, principalmente adultos, que costumam ser ariscos e não se adaptarem de imediato a uma casa. Antes de forçá-lo a ficar dentro de casa, é interessante mantê-lo por algum tempo no gatil até que ele se sinta à vontade com um ambiente que já não é mais a rua, mas também não é totalmente interno. Isso não significa que ele não queira ser cuidado, e sim que precisa de tempo pra se acostumar com a nova vida.

A seguir algumas ideias que eu adoro.






22 comentários:

  1. Olá Anne tudo bem???


    Que ideias bacanas! Acho gatos super fofos, mas não posso ter em casa por causa dos meus 2 cachorros terríveis!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe tem um gatil em casa, mas foi feito meio as pressas, então não é tão bonito quanto esses, mas os gatos adoram rs Espero fazer um desses quando for ter minha casa também rs
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho gato e agora mudei para um apartamento, esotu pensando em fazer um cantinho para o meu gatinieo dentro do meu proprio quarto, e estou animada com as possibilidades, vi algumas inspirações no pinterest e dá para fazer até com caixote de madeira, abandonado na rua, lixando epintando fica um ambiente super bacana! Acho que acaba sendo uma boa e você ainda faz parte do processo de criação do gatil. ♥

    ResponderExcluir
  4. Ai que fofura gente... preciso de uma ideia boa dessas, tenho mais de 10 gatos. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai, um sonho ter esse espaço externo bem amplo para um gatil, né? Quanto mais espaço, melhor! Lindas inspirações. <3

    ResponderExcluir
  6. Que demais, adorei as ideias! Por enquanto tenho só cachorro, mas ainda quero ter gato também!!

    Beijos e bom fim de semana!
    Mari Dahrug
    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei as ideias, Anne! E concordo: quem ama, cuida! Se eu tivesse gato, com certeza teria muito cuidado com esses detalhes. Aqui em casa, temos uma cachorrinha e precisamos urgentemente colocar rede de proteção na varanda. Ela é grande, mas mesmo assim dá medo. Ela não fica sozinha na varanda de jeito algum!

    Beijocas, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  8. sou louca por gatos, queria mt ter alguns, essas ideias pra gatil sao incriveis

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Adorei essas ideias. Eu vou mudar ano q vem e já estava preocupada em como achar um lugar legal para meu gato, com essa ideias da para adaptar um apartamento se eu ñ achar uma casa legal.
    Adorei o blog, mas ñ achei o lugar para poder seguir.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que lindeza!!!!!!
    Anda que não tenha gatos achei muito prático!

    http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  11. Que ideias maravilhosas..

    Beijo
    ;)
    http://www.umalindapromessa.com/

    ResponderExcluir
  12. Menina, melhor eu não deixar o marido ver isto aqui, poi senão ele vai querer colocar caixotinhos nas paredes da sala! Tenho 5 gatos e um cachorro. amo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ai meu Deus, se eu tivesse espaço teria vááááários gatitos e um gatil lindo com certeza,mas por enquanto sigo num apê minúsculo e uma gata lindaaa, rs

    Blog Jessica Pantoni | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  14. Hey Anne!
    É o primeiro post de gatil que encontro e estou completamente apaixonada!
    No meu apartamento não tem espaço pra gatinhos e nem tenho tempo de cuidar. Já minha avó tem uma família de gatos huhuh vou mostrar esse post pra ela, e vou animar de fazermos. Eles vão amar a novidade!
    Beeijos,

    http://www.utopiananuvem.com.br/ @utopiananuvem

    ResponderExcluir
  15. Que amor suas inspirações, infelizmente não tenho gato, tenho uma alergia do pelo deles e nunca pude ter. Se eu tivesse com certeza faria isso em casa! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  16. Que ideia bacana, quem tem gato vai amar! Beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Que ideias legais! Eu não tenho gatos mas a minha sogra tem dois, vou mandar o seu post pra ela.. Beijokas :)

    ResponderExcluir
  18. Adorei essa ideia de gatil externo! Não tenho gato e moro em apê, mas vou passar a ideia pros gateiros que moram em casa!

    ResponderExcluir
  19. Eu não tenho gatinhos, mas tenho uma amiga que ama os bichinhos, então vou repassar seu post pra ela :D

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  20. Essa é a primeira vez que consigo criar minhas gatas em ambiente interno. Das outras vezes, minha intenção era a mesma, mas meus pais não entendiam e sempre deixavam que eles saíssem. E daí eles morriam =/
    Agora meu quintal é telado e é a melhor coisa que eu poderia ter feito na vida! Minha casa é bem grande, dá pra elas brincarem o quanto quiserem, em segurança.
    As idéias são muito legais!
    Um beijo.
    BeLivs

    ResponderExcluir
  21. Apesar de não ter gatos achei essa postagem super interessante. =D Gostei muito das ideias de gatil e o bom é que você pode adaptar esse espaço para os gatos tanto na área interna quanto na área externa. Muito massa. =]
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...