terça-feira, 29 de agosto de 2017

Amor além da vida

Prepara o lencinho, porque esse é um filme MUITO FODA.


Chris e Annie se conhecem em um lago e imediatamente se apaixonam. Eles se casam, constroem uma família e tem uma vida boa e feliz, até o dia em que um trágico acidente mata os seus dois filhos.


Annie cai em depressão e fica internada em uma clínica. Ela chega a sugerir o divórcio, mas em uma conversa decisiva ambos concluem que não conseguiriam viver separados. Annie volta para casa e  o sempre dedicado e apaixonado Chris se desdobra para ajudá-la a seguir com a vida e superar a tragédia que os marcou.

Passados quatro anos, eles conseguem encontrar alguma estabilidade e ser tão felizes quanto possível. Além de pintar quadros, Annie trabalha em um museu. Em um dia atribulado, Chris se oferece para buscar alguns quadros para ela depois que sair do trabalho. No caminho, ele vê um acidente e tenta ajudar a motorista de um carro que capotou, mas outro carro invade o local, e Chris é atingido e morre.

Enquanto Annie sofre, Chris descobre que continua existindo depois de morto e um espírito, Albert, o ajuda a entender tudo o que aconteceu. Chris insiste em continuar perto de Annie, mas sua presença só aumenta a dor e o desespero dela. Triste por deixar Annie, mas convencido pelo espírito, Chris se deixa levar para o céu.


No paraíso, Chris é recebido com muito amor e alegria por sua cachorra Katie. O reencontro dos dois é lindo, e quem tem um animal que já partiu dessa vida com certeza vai se emocionar com a cena. Lá, cada pessoa tem seu paraíso particular, da forma como imaginava, e o de Chris é feito de tinta e ele descobre que ainda consegue se comunicar com Annie através da arte. Chris consegue se distrair, afinal o paraíso é um lugar mágico onde tudo é possível, e vai conhecendo novos lugares e reencontrando as pessoas que amava e que morreram enquanto ele estava vivo.


Um dia, Albert lhe conta que Annie não suportou viver e se suicidou. Chris fica inicialmente feliz, porque finalmente a família voltaria a se reunir, mas o espírito avisa que isso nunca será possível, porque, de acordo com as regras, os suicidas jamais entrariam no paraíso, porque eles haviam rompido o ciclo natural da vida e passariam a eternidade no inferno. E que Chris até poderia tentar encontrá-la lá, mas ela nunca o reconheceria, e ele poderia também nunca mais conseguir voltar.


Mas Chris havia dito muitas vezes a Annie para nunca desistir, e essa é a prova final para a persistência dele: trocar o céu pelo inferno para tentar rever a esposa que ele ama.


Apesar da delicadeza com que tudo é tratado, o filme é muito forte porque trata de temas difíceis de abordar: morte, vida após a morte, céu e inferno, reencarnação, a dor da perda, a esperança pelo reencontro... Sabemos que a temática da morte ronda os medos e o imaginário de toda a humanidade, sendo um ponto de enormes divergências quando se fala de crenças, mas de todo modo o filme não pende para nenhuma religião. Tanto que muitas vezes nem mesmo o inferno recebe um nome específico, é apenas "outro lugar".

Embora os dois personagens centrais passem pela mesma dor (de perder os filhos), cada um sofre à sua maneira. Chris se dedica ao trabalho como médico, relembrando os filhos em conversas com seus pacientes e tentando trazer ao mundo árido do hospital alguma beleza e alegria. Já Annie desaba completamente e isso se reflete em sua aparência e em suas pinturas. E após a morte de Chris e a separação do casal em mundos diferentes, ele cria para si um mundo belo, inspirado nas pinturas de Annie e onde tudo lhe lembra dela; Annie vive num mundo cinzento e frio, que carrega consigo após a morte.


Amor além da vida é um filme que faz chorar um tanto e pensar mais ainda. Nenhuma prova de amor é tão grande quanto a de Chris à sua Annie, aquele tipo de amor que todos nós buscamos, mas que poucos encontram.

O trailer é muito mais fofo do que o filme na realidade é, mas dá uma ideia da beleza da fotografia e do encanto dos personagens.


(Tem no Netflix e no Youtube!)

6 comentários:

  1. Oi Anne! uma linda dica, já que esse filme tem uma essência espiritual maravilhosa. E fala de amor, amor sem fronteiras, que salva, que ajuda a curar.

    :**

    ResponderExcluir
  2. esse filme é mesmo muito lindo, já vi algumas vezes e amei!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Esse filme deve ser triste mesmo. Não sou fã do gênero, mas esse quero assistir!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Nossa, tem cara de ser tristíssimo mesmo. :( :( :(

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessa dica de filme. ^^ Muito mesmo! Nunca ouvi falar nesse filme mas estou super curiosa para assistir. Gostei muito da indicação. ^^
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...