quarta-feira, 21 de maio de 2014

Sobre The Bling Ring e coisas bem irritantes

A minha primeira impressão sobre o filme The Bling Ring: A Gangue de Hollywood foi tão ruim que quase não virou resenha, mas passadas algumas considerações, achei que valia a pena falar dele pra vocês.

Atenção: pode conter spoilers.


O filme tem uma hora e vinte de duração e posso afirmar que a primeira hora foi a coisa mais irritante que eu já assisti na vida. Então, se você compartilha comigo da mesma falta de paciência com adolescentes - principalmente adolescentes a quem falta uma pia cheia de louça pra lavar, que vivem de desprezar os pais e tirar fotos com o celular fazendo duck face pra depois postar nas redes sociais acompanhadas de frases esdrúxulas - será também a hora mais irritante da sua vida. Pode acreditar.

The Bling Ring conta a história real de um grupo de adolescentes de classe média/média alta, entediados e com pais ausentes, que vive em Hollywood e passa a invadir casas de pessoas famosas para furtar objetos como roupas, sapatos, bolsas e joias, além de dinheiro. Em seguida, eles usam essas peças em festas exclusivíssimas ou as vendem pra comprar mais roupas, mais sapatos, mais bolsas e pra se drogar. E é isso que acontece durante a primeira hora do filme: eles passam todo esse tempo organizando e praticando os furtos, dançando (mal) sob luzes piscantes, se arrumando em frente ao espelho, soltando milhões de droga! e caramba! a cada peça roubada, fazendo caras e bocas enquanto posam pra fotos e tentando cheirar todo o pó do mundo.

É claro que desde o início a gente sabe que uma hora eles serão pegos pela polícia e que também haverá uma vida depois disso. E é sobre isso que tratam os últimos vinte minutos do filme, e é também o que o faz valer a pena. Ver Hermione Granger Emma Watson sendo cínica e tentando se promover até quando é presa não tem preço.

A impressão que fica é a de futilidade e inversão de valores, porque eles roubavam tentando alcançar o estilo de vida das pessoas a quem idolatravam. E esses ídolos eram pessoas como Lindsay Lohan (que ficou mais famosa por conta dos seus escândalos, como ser flagrada inúmeras vezes dirigindo embriagada e furtar um colar de uma joalheria, do que por seu trabalho como atriz ou cantora) e Paris Hilton (que ganhou fama a partir de uma sex tape e é conhecida por nada além de já ter nascido milionária e pelas roupas que veste). Qualquer semelhança com as leitoras da Lala Rude é mera coincidência. Quando a mãe (também uma alienada, numa tentativa fraca de dar alguns "bons exemplos") de uma das meninas mostra fotos da Angelina Jolie e pergunta o que ela tem que a inspira, ela responde: "o corpo e o marido dela".

Por fim, o que se vê é um retrato muito cru da realidade, repleto de narcisismo, materialismo, futilidade, alienação, idolatria de marcas luxuosas, obsessão pela fama e por celebridades que tem pouco a acrescentar. E, somando tudo, vale muito a reflexão.

9 comentários:

  1. eu ja assisti esse filme e gostei bastante!
    Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

    ResponderExcluir
  2. Eu me decepcionei muito com o filme também, especialmente por achar que a Sofia Coppola trata super bem de assuntos como solidão, o vazio na vida das pessoas... Mas esse filme especificamente não me agradou nadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto do trabalho da Sofia Coppola e estava com uma boa expectativa, e esse é mais um motivo pelo qual o filme me decepcionou!
      Acho que o vazio está no filme na forma dos comportamentos repetitivos e auto-destrutivos dos personagens ao roubar, beber e se drogar. O tratamento disso é um pouco superficial, talvez até seja mesmo a intenção, mas a repetição das cenas se torna cansativa... toma tempo demais!
      Beijo

      Excluir
  3. vou falar a verdade que nao li o post pq nao quero ver os spoilers! kkkkk quero ver o filme ou ler o livro ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando assistir ou ler, me conta o que achou!
      Beijo

      Excluir
  4. Eu vi esse filme e acho que ele foi bem fiel. Os adolescentes eram um bando de idiotas e isso foi bem retratado hehehehe
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não tem como não se irritar com os atores desse filme, né? Eu até acho que a proposta foi essa mesmo...Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Antes de ver o filme, eu comecei a ler o livro. Achei o filme super hiper mega repetitivo! As cenas deles roubando, roubando e roubando foram super cansativas! Concordo com vc que foi uma das horas mais cansativas... parecia que nao passava.... Nao gostei! Resumo: nao consegui terminar de ler o livro! Foi o primeiro livro que parei na metade, acredite! Geralmente, minha curiosidade é maior e vou ate o final do livro, mesmo se ja tiver visto o filme (pq nem sempre os finais sao iguais), mas este nao deu. Tb nao recomendo! nem o livro e nem o filme! esperava muiiiito mais. Acho que a unica coisa que salvo, foi a fotografia! Achei a fotografia do filme maravilhosa!
    Beijos
    www.salada-frutas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda não vi esse filme, nem sabia que era com a Hermione. Me deu vontade de ver só por causa dela, por realmente histórias assim não me apetecem xD Adorei a resenha, você falou muito bem.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...