terça-feira, 3 de junho de 2014

Um gato de rua chamado Bob

Se você anda querendo agradar um gateiro, esse livro pode ser uma  boa ideia!

James tinha um histórico bem complicado. Quando criança, mudava de cidade o tempo todo, o que o levou a não se adaptar a lugar algum e a não fazer amizades. Vítima de bullying, muito cedo começou a usar drogas. Foi diagnosticado com transtorno de déficit de atenção, esquizofrenia e distúrbio bipolar. À beira dos 30 anos, há 10 sem ver a família, com quem sempre teve um relacionamento tenso, James já havia morado na rua, cometido pequenos delitos, e agora vivia em um apartamento em um prédio subsidiado pelo governo para pessoas em recuperação do vício em drogas, ganhando o dinheiro necessário à sua sobrevivência tocando guitarra nas ruas de Londres.

A vida de James muda quando ele encontra um gato ferido no corredor de seu prédio. Apesar de acreditar que não tem condições de cuidar de mais alguém, ele acolhe o gato e cuida dele até sua recuperação, com o intuito de devolvê-lo às ruas quando estivesse saudável.

Mas o gato tinha outros planos.


Bob se revela um gato excepcionalmente inteligente e cativante. James, que até então nunca havia sido responsável por nada, assume plenamente a tarefa de cuidar de Bob e para isso muda toda a sua vida. A amizade entre os dois se fortalece a cada aventura divertida ou perigosa que eles vivem e assim eles vão, pouco a pouco, curando as feridas de seus passados conturbados.


Um Gato de rua chamado Bob é mais do que uma história fofa sobre adoção, da mesma forma que Bob é muito mais que um bichinho de estimação. Na maior parte do livro, é difícil dizer quem cuida de quem: se é o homem que cuida do gato ou se é o gato que toma conta do homem. Mesmo quando James precisa encarar situações difíceis, Bob parece deixar claro: estou nessa com você. Eles parecem realmente predestinados a se encontrar e ajudar um ao outro.

Acho que comparações com outras histórias envolvendo animais e seus donos - tipo Marley e eu - serão inevitáveis, mas esqueça todo aquele drama e choradeira: o relato de James Bowen é leve e tem um tom otimista e esperançoso. É uma história incrível sobre companheirismo, amizade e superação, que prende o leitor até a última página e é uma delícia de ler em qualquer situação: em casa, numa viagem, numa sala de espera, antes de dormir...

Bob está no Facebook e tem mais três livros a serem lançados no Brasil: uma versão da sua história para crianças, um ilustrado no estilo de Onde está Wally? e um contendo o relato de como foi a vida de Bob (e James) nas semanas que se seguiram após o lançamento e o estrondoso sucesso do primeiro livro.

Não é um galã?

Só o Pipoca não está gostando nada dessa história.

- Quem é esse tal de Bob aí?

15 comentários:

  1. Parece ser linda a historia
    fiquei com vontade de ler!
    Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

    ResponderExcluir
  2. já ouvi mt gente falando bem desse livro, a historia deve ser mt linda msm

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler esse livro urgentemente! Tão linda a história <3
    Adorei as fotos! Adorei a foto da Pipoca! kkkkkkkkkk

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho meu bob , que faz au au au,
    adorei a dica.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que fofo, por isso que eu amo animais :))))
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Toda vez fico namorando esse livro quando vejo por ai.. mas nunca comprei ou tive a iniciativa de ler, apesar de querer muito. Vejo o bob com seu cachecol e meu coração se derrete... Ainda vou ler esse livro!

    ResponderExcluir
  7. Anne, ainda não li mas já gostei, parece ser daqueles que a gente devora de uma vez! bom fim de semana =)

    ResponderExcluir
  8. Deve ser bem interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Gente do céu que fofura! Preciso desse livro, já amei a história.
    E o pipoca é lindo também, avisa ele hahaha ♥♥

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  10. Que lindo titulo para um livro!! Na minha opinião,deve ser uma historia linda para a malta mais jovem!! Eu estou lendo as palavras que nunca te direi de nicholas sparks,parece ser maravilhoso!! Visita o meu cantinho,existem novidades!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Hahahaha que fofa a Pipoca ciumenta!
    Eu li os primeiros capítulos desse livro, mas parei. Não sei direito do que não gostei, mas tudo ficou muito cansativo e eu decidi parar. Mas, com essa resenha incrível, até deu vontade de retomar a leitura.

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...