segunda-feira, 9 de março de 2015

Pra quem se importa

Uma coisa que me deixa muito feliz é quando eu publico posts sobre vegetarianismo, animais ou cosméticos cruelty-free e leio os comentários de pessoas que também se preocupam com todos os seres vivos, com o meio ambiente e o futuro do planeta. Teve até uma leitora que veio me contar que um post meu a inspirou a ser vegana! Maior orgulho!

A história de hoje é longa, mas eu vou tentar resumir ao máximo pra não cansá-los.

Na minha cidade natal há poucas árvores e todo dia pelo menos uma é cortada. A maior parte das árvores grandes e antigas já foi derrubada, na maioria das vezes sem nenhum motivo. Dois anos atrás, 14 árvores nativas e cinquentenárias que ficavam na praça da igreja matriz foram derrubadas. Quando muitas pessoas da cidade se revoltaram, os cortes foram feitos à noite, madrugada adentro, porque assim ninguém veria nem poderia fazer nada.

Mais alguns anos atrás, três falsas-seringueiras de uma praça foram derrubadas simplesmente porque andorinhas faziam ninhos nelas uma vez por ano.

Em novembro eu entrei em uma batalha judicial pela proteção de algumas árvores. Elas seriam derrubadas para construção de um edifício residencial e consegui a concessão de uma medida liminar que as protegerá por algum tempo, não sei quanto, até o julgamento definitivo do processo.

Uma dessas árvores é uma falsa-seringueira de mais de cem anos, que existe desde antes mesmo da criação da cidade. Imagina quantos pássaros já moraram nela? Quantas crianças cresceram brincando à sombra dela? Quanto oxigênio já produziu? À sombra dessa árvore cabem mais de 15 carros estacionados.

Vista aérea


No terreno onde ficam essas árvores, outras 8 árvores já foram cortadas em dois dias. Quando o Oficial de Justiça chegou lá com o mandado de interrupção das derrubadas, uma parte dos galhos da falsa-seringueira infelizmente já haviam sido cortados.

...Mas ela continua aí, firme e forte!

Resumindo: essas árvores são patrimônio histórico da cidade, estão vivas e beneficiando a população local e o meio ambiente como um todo há décadas. Não é justo que sejam destruídas pra privilegiar meia dúzia de famílias.

A construção do prédio deve se adequar ao que o ambiente oferecia, e não descartar a existência das árvores mais antigas da cidade. Um projeto de grande impacto ambiental, executado por uma empresa que conta com alta tecnologia, não pode simplesmente destruir uma parte importante do ecossistema local em benefício próprio.

É claro que eu não sou contra o desenvolvimento urbano, mas ele não pode continuar sendo feito dessa maneira predatória, sem o menor respeito pela natureza e pela população local.

A destruição do meio ambiente já vem trazendo inúmeras consequências a quem vive nas cidades: poluição, ilhas de calor, doenças respiratórias, câncer de pele, falta de chuvas e de água...

Por isso, cada árvore importa!

Então eu peço a ajuda de vocês - independentemente de onde morem - pra colocar seu nome num abaixo-assinado que eu criei pra dar uma força no processo em defesa da árvores, pra comprovar o interesse público na preservação delas e demonstrar que há muito mais pessoas preocupadas com a preservação do meio ambiente. 

Leva menos de um minuto e o link é esse aqui.

Já agradeço a quem assinar!

E pra quem me disse que não vale a pena lutar por isso, faço minhas as palavras do Armandinho:


* Me perdoem pela baixa qualidade das primeiras fotos. Foram feitas pelo celular em um dia claríssimo!

67 comentários:

  1. Fico triste quando veja derrubar uma árvore. Algumas pessoas ainda não sabem o prejuízo a natureza.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  2. que bom que essa ocntinua firme, perto da minha casa varias cairam (inclusive em cima de fiação!) na ultima chuva forte

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. então.. realmente fico feliz que alguém se importe e se mova! Nunca ser contra o desenvolvimento, mas ser a favor da vida. O ser humano parece ainda não ter se tocado que quanto mais a natureza é destruída, mais a nossa vida é encurtada :(

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Vou assinar com certeza!
    Acho muito injusto esse corte de árvores, ainda mais quando eles exageram no abuso de cortá-las...
    As árvores além de deixar a cidade bonita, nos refresca do calor e nos dá bom oxigênio...
    Que eu ajude no abaixo-assinado! ^^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por assinar! Cada assinatura é importante!
      Beijo

      Excluir
  5. Os arquitetos tinham que fazer seus projetos buscando valorizar as construções aproveitando as árvores e investindo em área verde... porque vamos combinar que faz toda diferença, o lugar fica mais bonito e fresco quando tem um belo jardim por exemplo. Mas infelizmente muita gente está com a cabeça no passado é continua com a mentalidade de construir selvas de pedra sem se importar com a qualidade de vida.

    Blog: www.bybiancaconde.com.br
    Fan page: www.facebook.com/bybiancaconde
    Instagram: www.instagram.com/bifconde

    ResponderExcluir
  6. Me doi o coração cortar essa arvores
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Super apoio sua iniciativa! Aqui em Floripa tb andam fazendo coisas que não estão nos agradando, como podem né? Tudo desabando ao nosso redor, estamos em plenos século 21 e as pessoas não tomam consciência :(
    Não sou vegetariana por completo pq ainda consumo leite e ovos e raras vezes peixe (mesmo sendo intolerante a lactose), mas faz anos que não como carne e isso é maravilhoso <3

    Grande beijo, depois vc nos conta o resultado do abaixa assinado, já assinei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por assinar, Nanda!
      Eu sou vegetariana e deixar de comer carne foi uma escolha super acertada, tudo muda pra melhor!
      Beijo

      Excluir
  8. Concordo com tudo que disse e também fico muito triste com o ponto que o ser humano chegou.
    Assinei o abaixo assinado com gosto, espero que ajude!
    Xerim :)
    www.trilouca.com
    Meu canal: www.youtube.com/c/blogtrilouca

    ResponderExcluir
  9. Anne minha flor, linda atitude como sempre...assinado! bjucas

    ResponderExcluir
  10. Ninguém devia destruir a natureza, pois isso destruirá os seres vivos da Terra.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  11. Sua atitude é louvável! E várias vezes vemos projetos arquitetônicos que envolvem o concreto e a natureza tão bem, acho que essas ideias deveriam ser propagadas. Por enquanto ainda conseguimos respirar, mas em breve vamos desejar ter começando antes a preservar nossa natureza!
    Beijocas

    rendasepaetes.com

    ResponderExcluir
  12. Vale sim e acho o máximo sua iniciativa!!!! Well done!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Anne que triste,a que ponto chegou a humanidade destruir as árvores de uma cidade é lamentável!
    Eu com certeza vou assinar o abaixo assinado!!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana sua iniciativa Anne, se todos pensassem assim e se importassem ficaria mais difícil a derrubada das árvores, as construções não conseguiriam com tanta facilidade, descartando-as, como se fossem lixos que estão no meio do caminho. Projetos que não degradam a natureza e construções que andam de mãos dadas com o meio ambiente deveria ser regra no mundo atual em que estamos vivendo. Beijokas!

    ResponderExcluir
  15. Isso é triste sim!!
    Árvores assim são lindas e nos ajudam com o calor :x

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  16. meu Deus, aonde vamos parar deste jeito hein!? O ser humano nao vai sossegar até ver o fim..Conte comigo! beijos e tudo vai dar certo....

    ResponderExcluir
  17. Fiz minha parte e assinei! Vamos torcer pela justiça!

    www.fashionworldbykaren.com

    ResponderExcluir
  18. Muito importante o seu alerta. Urge despertar consciências. Bj

    ResponderExcluir
  19. Assinei :)
    Vamos torcer pela justiça.
    bjokas http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  20. Olha, aqui o povo fica de olho na derrubada de árvores e briga mesmo. Não pode derrubar nadinha. Não dá para ficar parado, né? Afinal, nós dependemos delas para sobreviver.

    Eu quis assinar o documento, mas está dando erro ao carregar o link. :(

    ResponderExcluir
  21. Fico arrasada quando vejo as pessoas derrubando árvores centenárias para dar lugar a um prédio, uma construção qualquer... Se não ficarmos espertos, daqui a pouco moraremos em selvas de pedra sem verde nenhum. Adorei a iniciativa (mas não estou conseguindo acessar o link do abaixo-assinado). :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site ficou fora do ar naquele dia =( Voltou algumas horas depois.
      Beijo

      Excluir
  22. Achamos muito errada essas atitudes, em São Paulo cada vez mas estão cortandos arvores, por causa das quedas, mas não precisava chegar em atitudes dessas se fossem bem cuidadas em quanto ainda estão saudáveis, por que a cada vez que uma arvore é cortada estamos acabando com o verde que ainda resta. As pessoas não percebem o mal que está fazendo a natureza.


    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Estou feliz de conhecer seu blog, de verdade. Conhecer alguém que luta pelo bem estar tanto de si mesma quanto do mundo. Estou verdadeiramente admirada. Aqui na minha rua já cortaram algumas árvores e nós sempre lutamos contra isso, o ar que respiramos depende delas, não tinha motivo para cortá-las.

    Na faculdade, no trabalho mutlidisciplinar desse semestre, temos que falar sobre sustentabilidade, o tema da minha agência é ENERGIA e temos procurado projetos sustentáveis por aqui, o que tem sido bem difícil, mas tenho aprendido muito sobre sustentabilidade.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ágata!
      Que tema legal pra fazer seu trabalho, realmente não deve estar sendo fácil encontrar projetos concretos sobre isso mas é um assunto muito rico e interessante.
      Beijo

      Excluir
  24. Nossa é muito triste ver as arvores sendo derrubadas , mas as pessoas são culpadas , aqui em casa temos duas arvores e o vizinho veio reclamar que estava passando um galhos pra casa dele , acredita que ele fez meu pai cortar esses galhos ? me deu muita dó dos galhos até chorei no dia =\
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo! Também ficou p*ta da vida quando acontece esse tipo de coisa!
      Beijo

      Excluir
  25. Nossa, fico triste quando são derrubadas, não é justo né!!
    Adoro posts assim de conscientização, fico tao feliz :)
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pela iniciativa e coragem! Se não fizermos algo pelo desenvolvimento sustentável, onde vamos parar?

    ResponderExcluir
  27. Tá falando sobre mim ali no comecinho!! Haha! Adorei <3
    Já assinei, compartilhei no twitter e pros amigos!! 100 é pouco, vamos conseguir mais assinaturas!
    Absurdo isso... E aqui em Recife o pessoal tá dizendo que a prefeitura derruba mais árvores do que o exército de Sauron! :(

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podia deixar de falar! s2
      Muito obrigada pela assinatura e divulgação!
      Beijo

      Excluir
  28. Anne, parabéns pelo trabalho que vc fez, eu já assinei lá pois eu super apoio a sua defesa. Meu pai há um tempo arás comprou um terreno muito grande para construir um pequeno condomínio de casa, e nesse terreno tem muitas árvores, e só comprou pois não iria precisar derrubar nenhum árvore e construir as casas, e ficamos muito felizes (eu e meus irmãos) com essa escolha, pois nos iremos também desfrutar disso.
    Mais uma vez parabéns!!!

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente cada vez mais nossas áreas verdes vem diminuindo e quem acaba sofrendo mais é nós mesmos e os outros seres vivos! Eu, por exemplo, tenho alguns problemas respiratórios, então as vezes preciso viajar para um lugar menos poluído, minha rinite estar atacada é bem comum!
    Na minha rua é um pouco ao contrário, eles nunca cortam árvores e olha que os moradores reclamam muito (moro no bairro onde caiu uma no taxi e o passageiro morreu), aqui virou uma questão bem delicada depois da morte dele.

    Queria muito ter mais espaços verdes, eu sinto muita diferença!

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  30. Muito legal e bonita a tua atitude!

    Ano passado, aqui em Porto Alegre, aconteceram algumas manifestações pelo mesmo motivo. Infelizmente eu não sei que fim levou, mas acredito que aconteceu o mesmo que na tua cidade: as árvores começaram a ser cortadas de madrugada.
    Na minha cidade natal aconteceu algo parecido também, mas nesse caso, necessário: as árvores estavam muito velhas e, consequentemente, podres. Cada chuva forte que tem acaba caindo algumas, e tudo no centro. Algumas foram cortadas por segurança, outras continuam em pé.

    Abaixo-assinado, assinado! :P

    ResponderExcluir
  31. Não consegui abrir o abaixo assinado :( Mas vou tentar novamente mais tarde!
    Muito bonita sua atitude!
    Sou [ovo-lacto] vegetariana desde que nasci...
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nanna!
      O site teve alguns problemas nesse dia, mas voltou a funcionar depois de algumas horas.
      Beijo

      Excluir
  32. Voce fez bem em lutar por uma causa nobre e justa que é a natureza. Árvores são importante para um monte de coisa, entre elas, melhorar qualidade do ar do local, embelezar e servir de moradia para pássaros. Sem elas, a cidade fica mais quente, mais feia, parece até que a poluição piora!
    Importantissimo esse post!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Nossa, legal isso que você foi atrás para impedir a árvore de ser cortada!
    Eu também odeio quando vejo alguma árvore sendo derrubada. Aqui onde eu moro tem/tinha um campo verde enorme, que ficava uma casa, mas então, provavelmente, o governo comprou e todas as árvores foram derrubadas para prédios serem construídos. Eu fiquei com tanta raiva por que desde quando eu era pequena eu ficava vendo as árvores, o por do sol por trás delas, e agora só tem prédios feios sendo erguidos!

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
  34. Que pena isso, né!
    E parabéns pela iniciativa.

    http://elisandra-drehmer.blogspot.com.br/
    Beijos,
    Elisandra

    ResponderExcluir
  35. Nossa, nem me fala eu tenho horror a essas construções desenfreadas que só sabem destruir a natureza.
    Felizmente ela ainda está de pé e que continue assim né?!
    Que bom que você fez algo, bela atitude.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  36. Assinadíssimo!!! Parabéns pela atitude e boa sorte.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  37. Fiquei muuuuito chateada com um vizinho meu, a árvore da calçada dele estava maravilhosa, cheia de flores rosinhas e ele simplesmente decidiu que seria uma boa hora pra deixar só o toco do tronco dela :(
    Ps: amei a ideia do post, transmitir amor pela web <3

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também vive acontecendo por aqui, uma pena...
      Beijo

      Excluir
  38. Ah, eu gosto muito de cidade, ruas cheias de árvores, mas infelizmente na minha cidade não tem muitas na cidade, só na praça mesmo, e outras áreas, mas não nas ruas, passeios, uma pena.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Na minha casa tem muitas arvores, e a um tempo atras um vizinho se incomodava com elas, não sei pq...

    ResponderExcluir
  40. Eu não sou vegana, mas nem por isso deixo de me preocupar com os bichos =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...