quarta-feira, 20 de abril de 2016

Links da semana

Acordei hoje vendo uma série de memes no Insta sobre a tal reportagem "Bela, recatada e do lar", um verdadeiro desserviço que a revista Veja publicou sobre Marcela Temer, esposa do vice-presidente Michel Temer. Não tenho nada contra a pessoa dela, até porque ela nunca foi de aparecer na mídia, então acho que o público em geral sabe pouco sobre ela mesmo (e nem vejo motivo pra ser diferente). O grande problema foi a forma ridícula como ela foi retratada, como se isso fosse um modelo a ser seguido por todas as mulheres: Temer é um homem de sorte por ter se casado com ela quando ela tinha 20 anos e ele 62, porque ela é bonita, se veste de forma discreta, não trabalha fora e dedica a vida ao marido, à casa e à família.

Vamos resumir: lugar de mulher é onde ela quiser, fazendo o que ela quiser. Atribuir um "modelo de vida" às mulheres para que sejam respeitadas é tão falacioso quanto dizer que uma mulher que usa um vestido curto é culpada por ter sido estuprada. Quer ser bela, recatada e do lar? Seja. Não quer? Sem problema.

Mas não vou fazer textão aqui a respeito, até porque várias pessoas já fizeram alguns excelentes, então o primeiro link é sobre isso. Nos seguintes tem mais feminismo (simmmm!) versus machismo velado nos filmes, um achado engraçadíssimo da Carol (assistam, é sensacional!), um pouco de sustentabilidade (o quinto texto complementa o anterior) e um pequeno post que todo canalha merecia ler.



21 comentários:

  1. Que textos incríveis! Refletem demais os meus pensamentos. Fiquei orgulhosíssima de ver tantas mulheres criticando a Veja de maneira tão educada, superior e feminista. Que orgulho que me dá de fazer parte dessa sororidade <3 Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi muitos textos bons sobre o assunto e fiquei super orgulhosa também!
      Beijo

      Excluir
  2. Fiquei tão indignada com a matéria da Veja, décadas de luta para em pleno 2016 publicarem uma coisa dessas, parece que voltamos a 1955. Pelo que entendi você é feminista e já te adorei por isso haha <3
    Vou dar uma olhada nos links. Beijos
    www.purpurinaacida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa, fiquei muito revoltada!
      Obrigada! =D
      Beijo

      Excluir
  3. Olá, Anne !
    Povo ficou tão indignado com a materia da VEJA que virou até meme na internet.
    As mulheres são livres para fazer o que quiserem.
    Big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Tô apaixonada pelo primeiro post, quero imprimir e sair espalhando para a cidade inteira <3

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Anne!
    Concordo com você sobre esse texto que virou meme: mulheres devem ser o que quiserem, não o que lhes é imposto!
    Sobre os links: todos muito legais :D O vídeo dos Beatles... Ai meldels hahahahah.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  6. PRECISO conferir esse do The Beatles cantando É O Tchan!! Como eu não tinha visto isso antes, minha gente??? =000 hahaha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Anne, ótimos links! Adorei ver a mulherada se unindo e criticando a matéria da Veja!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, adoro links diversos
    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  9. Li o texto também e fiquei tipo rindo a toa. Sou feminista de plantão e do nada do de cara com aquela matéria ridicula. Tipo pra mim não mexeu no meu lado "FEMINISMO ATIVAR" por que pra mim foi indiferente, achei somente que foi uma matéria ridicula mostrando como é a vida de uma mulher bonita e rica. Que vai beber chá, que vai no cabeleireiro, usa saias cumpridas... Tipo: "Uau, um jornalista que gastou muito dinheiro estudando foi perder o tempo para fazer isso? Ele(a) deve estar orgulhoso(a)"

    mas é exatamente isso. O lugar da mulher é onde ela quiser e como ela quiser!!

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pior parte é um jornalista (que estudou, se dedicou, ralou atrás de emprego etc.) dedicar seu tempo a uma matéria tão boba... Uma afronta à inteligência de qualquer um!
      Beijo

      Excluir
  10. Acho que muita gente ficou indignada com a Veja (que já não tem muita credibilidade, convenhamos) com essa história. Parece que são campeões em jornalismo babaca.
    Adorei o link sobre lixo que usamos no dia-a-dia! Eu não costumo usar coisas descartáveis, mas me senti culpada de usar canudinhos quando vou beber alguma coisa :( Vou ver se consigo arranjar algo alternativo!
    Beijos!
    http://letheblanc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia nenhum dos links e vou ler já ;)
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
  12. Muito boa sua reflexão sobre a "reportagem" da Veja, me deu muita raiva e também compartilhei muito textão no face, hahaha. Adorei os links, principalmente o último e o sobre plástico.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. nossa, esse post de 8 lixos que eu produzia, fui lendo e ficando com a maior vergonha! por mais que eu tenha diminuido minha produção eu sou consciente que tenho que melhorar muuito ainda :~

    beeijo, Ja fomos legais

    ResponderExcluir
  14. Essa "reportagem" da Veja: apenas mais um motivo para não ler essa revista horrorosa. AFF!

    ResponderExcluir
  15. Esse "bela, recatada e do lar" deu o que falar e eu amei ver a galera mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser. Amei ainda mais esse primeiro texto, deu vontade de enviá-lo pra taaaanta gente, sabe? hahaha.
    Adoro ler sobre feminismo, obrigada por compartilhar alguns links aqui! :)
    E ah, a pessoa que montou esse vídeo do "The Tchan" merece aplausos, porque ficou muito engraçado!

    Beijos, Anne!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...