quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A Garota Dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa é um desses filmes pra assistir e ficar pensando a respeito por dias. Semanas.

Até onde você iria por amor?
Até onde iria para ser você mesmo?
Pode o amor transcender até mesmo o gênero?


Assim como O Quarto de Jack, A Garota Dinamarquesa é um desses filmes que, quanto menos se souber sobre ele antes de assistir, melhor. Mas vou tentar falar a respeito sem contar mais do que o trailer e deixar as surpresas pra quem ainda não assistiu.

O filme é baseado na história real de Einar Wegener, a primeira pessoa (que se sabe) a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero.

Na Europa dos anos 1920, Einar é casado com Gerda. Ambos são artistas plásticos, embora ele mais bem-sucedido do que ela. Eles tem um casamento normal e feliz, até o dia em que a modelo de Gerda se atrasa e ela pede a Einar que pose pra ela usando meias e sapatilhas femininas. Naquele momento, surge Lili, a personalidade feminina de Einar. Dias depois, Gerda convence Einar a ir a uma festa à qual ele não queria ir, com a chance de ser outra pessoa por outra noite: Lili. A partir daí, Einar vai cada vez mais deixando de ser ele mesmo e se tornando Lili. Gerda começa a pintar Einar como Lili em suas telas e, enquanto ela se torna cada vez mais conhecida como artista, ele se afunda cada vez mais tanto na vida profissional como na pessoal, ficando triste e se envolvendo em confusões.


A cena em que Einar se despe diante do espelho do camarim do teatro é muito emblemática e choca não pela nudez (nudez choca alguém? O que me choca é tiro na Sessão da Tarde), mas pela crueza com que mostra que ele já não se identifica mais com seu corpo.


Gerda tenta contornar a situação como pode e a cada cena tudo vai ficando mais tenso pra ela, e é muito triste ver aquela mulher linda, batalhadora a talentosa lutando por seu casamento e por tentar retomar a vida que tinha antes com Einar.

Completamente sozinha com essa situação incomum, Gerda pede ajuda a um amigo de infância de Einar, Hans, que os apresenta a um médico interessado em fazer cirurgias de mudança de gênero. E mesmo sem ter certeza de nada, sequer se vai conseguir sobreviver, Einar decide tentar.


É um filme muito forte e sensível, além de visualmente bonito, já que toda a estética dos cenários e dos figurinos lembra as cores e as texturas das pinturas do casal. Einar e Lili causam todo tipo de sentimento, de raiva e pena a solidariedade e simpatia, e Gerda rouba a cena tanto pela atuação impecável como pela delicadeza e força da personagem.


Vocês já assistiram? Me contem!

=^-^=



Long Prom Dresses

19 comentários:

  1. Oi Anne,
    Ouvi falar super bem desse filme sabia? Boa dica.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky
    YT - Meu Canal

    ResponderExcluir
  2. Já li muitas resenhas e vi cenas nos canais Telecine, mas nunca assisti.

    ResponderExcluir
  3. OOOOOI SUA SUMIDA! HAHAHAH

    então... esse é um dos filmes que quero MUITO ver.
    Me interesso bastante pela temática LGBT (por fazer parte) e a parte da transsexualidade é algo que me falta ainda ir mais a fundo. Esse filme parece ser muito lindo e tratar de forma poética o tema. Quero mesmos assistir em breve!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  4. Quando eu assisti esse filme eu amei (assim como o quarto de jack) fiquei simplesmente fascinada com a profundidade e delicadeza que tudo acontece.. Beijokas :)

    ResponderExcluir
  5. Acredita que ainda não vi? Preciso reverter isso logo. Esse filme parece bom demais!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é incrível, sensível e tocante.
    Querendo ou não é uma temática pouco falada que merece muito atenção.

    Adorei a resenha!
    Um beijo

    www.nossorelicario.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei porque ainda não vi esse filme
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Anne
    Não assisti e não tinha lido nada sobre o filme até então.
    Pelo que descreveu parece uma historia muito sensível acima de tudo e fiquei com muita vontade de assistir.
    Gosto de filmes e livros baseados em fatos reais.
    Beijos e Boa Semana.
    Adriana Alves
    www.viagenssaboresetc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não assisti acredita? Quero muito ler o livro antes do filme <3
    amei a análise =/

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto o trailer, então já sabia do que se tratava a história. Parece que o diretor conseguiu trazer a história de uma forma bem sensível ao público. Quero muito assistir!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  11. esse filme é sensacional ♥

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  12. eu tbm fiz um post falando sobre esse filme na época que vi no cinema, é MARAVILHOSO!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Sou doida pra ver mais ainda não tive a oportunidade!
    Ótima dica!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Quero muito assisti a esse filme. Já havia me interessado antes, mas ainda não assisti. Sua resenha ficou ótima e parece ser um filme bem impactante e belo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Assisti esse filme na época que estreou, muito linda a fotografia e os figurinos, sem falar na atuação do Eddie que é perfeita!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ah, todo mundo que conheço fala bem desse filme!
    Ainda não vi, mas super quero :D
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Assisti a este filme e achei tão bom que tb valeu um post no meu blog. Tem livro, mas não li. Estou com vontade de ler, pq sei que a história real é mais trágica e intensa do que a do filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Esse filme mexeu muito comigo emocionalmente. Eu tenho muita empatia pelo assunto e defendo muito. Vi ao lado do meu namorido e sinto que ele conseguiu entender o que é ser um trans. O filme todo é muito bonito. Tive vontade de chorar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...