sábado, 7 de dezembro de 2013

Vegetariana: como e por quê

Quando eu digo que sou vegetariana, a coisa mais comum do mundo é ouvir coisas do tipo:
"Por quê?"
"Então o que você come?"
"Nem frango?"
"E peixe?"

Mas também teve a história daquela tia que, quando ouviu de mim que eu não como nenhum tipo de carne, respondeu: "Mas tem que comer!". Nessas horas eu sou bem menos educada e sugeri a ela que perguntasse a uma vaca o que ela acha disso. Desculpa, gente, paciência tem limite; eu não saio por aí tentando converter os outros à minha opção, então por gentileza, respeitem a minha. Que, aliás, não prejudica ninguém.

Então por que eu me tornei vegetariana?
A resposta é simples (e óbvia): pelos animais.

Na verdade, nunca eu gostei verdadeiramente de comer carne. Desde pequena, já não tinha nenhum especial apreço pelo sabor, pela textura, e principalmente por estar comendo um pedaço de um animal. Ao fato de já não gostar muito, juntou-se um conhecimento que foi sendo adquirido a respeito de como são tratados os animais de produção. E também a consciência de que uma vaca, uma galinha e um peixe não sentem diferente do que sentem os meus gatos, cachorros, pássaros e... peixes. E de que nenhum animal deveria morrer pra servir ao consumo humano. E por fim, mas não menos importante, o conhecimento de que todos os nutrientes que vem da carne podem ser substituídos por outros, sem que ninguém tenha que morrer pra que eu possa me alimentar adequadamente.


Depois disso, não querer mais comer carne - nenhum tipo de carne - foi algo absolutamente natural e simples.

Acho incrível uma pessoa não se sensibilizar ao ver um caminhão com animais indo para o matadouro. Acho igualmente inacreditável achar que, por eliminar três ou quatro ingredientes do cardápio, só sobram folhas. A alimentação vegetariana pode ser tão variada quanto, e até mais, do que a onívora.

Uma vez vi uma estatística que dizia que uma pessoa, ao se tornar vegetariana, poupa em um ano uma vaca e cinco frangos. Não sei dizer até que ponto um vegetariano faz diferença na indústria da carne, mas posso dizer, grosso modo, que tenho a consciência tranqüila por estar salvando a minha vaca e os meus cinco frangos. Dez vegetarianos salvam dez vacas e cinqüenta frangos. Cem vegetarianos salvam cem vacas e quinhentos frangos. Quem dirá que isso não faz diferença?

E pra finalizar, posso dizer com toda certeza que a minha alimentação sem carne está mais saudável, variada e colorida do que nunca. Desde então não fiquei mais doente. No início da mudança de hábitos, em três meses eu perdi em torno de um quilo e meio - o que não é muito, mas é razoável considerando que não houve nenhum esforço específico pra perder peso, e que nesse período até reduzi um pouco a carga dos meus exercícios porque estava fazendo muito calor. Melhor ainda, após 20 dias sem carne a minha celulite diminuiu visivelmente cerca de 80%.
Algo mais animador que isso?

15 comentários:

  1. Eu adoro carne , não conseguiria viver sem , mas cada um tem sua opinião
    e respeito a sua , você é feliz assim , então tá bom!.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu como carne, agora bem menos, mas gostaria sim de conseguir nao sentir vontade e realmente minha saúde estética melhorou muito mesmo ... Vamos colocar assim: menos oleosidade no rosto, sensação de pele suave, cabelo, unhas enfim mesmo nao dando muita bola pra isso foi notório e o melhor estou diminuindo naturalmente sem forçar ou querer parar, simplesmente nao querendo comer , Parabéns pelas ótimas colocações do vegetarianismo poderia aumentar, colocar cardápios....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também foi assim: não querer comer.
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Em alguns dias vou iniciar aqui no blog uma tag com receitas vegetarianas/veganas e espero fazer disso uma sessão semanal.

      Excluir
  3. Como muito pouca carne. Quase nada. Ainda vou chegar lá!
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente adoro carne e não consigo ficar sem. Como futura nutricionista, aprendi a importância vital dela na alimentação, e mesmo que você não tenha mais ficado doente, cuide de seus níveis de ferro e proteínas sempre, viu? Que bom que se adaptou bem assim, mas a maioria das pessoas vegetarianas acabam sofrendo de transtornos na alimentação que acarretam doenças mais sérias!
    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Ao iniciar a transição para a alimentação vegetariana, eu fiz o procedimento comum e recomendável a qualquer dieta restritiva de um certo grupo de alimentos, que, como futura nutricionista, vc deve saber: iniciei incluindo alimentos e não eliminando. Assim, com novas opções, ficou mais fácil não comer carne, e principalmente não querer comer carne. Sempre que converso com outros vegetarianos, percebo que os que tiveram problemas para manter a alimentação livre de carnes foram os que pularam essa etapa ou que ainda não se acostumaram com o consumo de vegetais variados, impondo-se muitas restrições, aí realmente não é fácil manter, não é?
      Beijo

      Excluir
  5. Oi Anne,
    Com o tempo tenho comido cada vez menos carne.
    Não gosto muito de 'carne vermelha', não como peixes, fico mais no frango.
    Quem sabe um dia eu chegarei lá também.
    A parte da celulite é um incentivo também!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Admiro quem consegue. Mas não tenho a menor condição... não como verduras e legumes... =(

    Bjs


    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pra vc.
    Mas nao consigo,amo um peixe,e como por demais.Mil desculpas!
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem! Mesmo que sua opinião seja contrária à minha, muito obrigada por ter se interessado pelo tema, lido o post e entrado na discussão.
      Beijo!

      Excluir
  8. Sem contar que vc tá com uma alimentação super saudável né?
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  9. Cada vez como menos carne. Posso perfeitamente viver sem ela!

    ResponderExcluir
  10. Sou vegetariana de nascença. Não consigo sequer me imaginar comendo carne, Amo os animais, são seres vivos que sentem e sofrem como nós,e não estão no mundo para servir de alimento, mas sim para evoluírem, assim como nós e eles nos ensinam muito. Pena que a maioria das pessoas não conseguem ver e perceber isto.
    Mas, respeito aqueles que não abrem mão da alimentação carnívora, pois acredito que um dia entenderão que não é necessário matar para viver.

    ResponderExcluir
  11. Sou vegetariana de nascença e sequer me imagino comendo carne, Para mim, animais não foram criados para servirem de alimento. Eu amo os animais e os vejo como companheiros de jornada na evolução, seres vivos que sentem e sofrem como nós, apenas não sabem falar. E eu os respeito como seres da criação, O homem não precisa matar para viver, a natureza nos dá td que precisamos. Acredito que chegará o dia em que td os seres humanos respeitarão a VIDA.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Anne! Virei vegana sábado e vim te agradecer. Eu já tinha o desejo de ser desde adolescente, mas você sabe como é, muita gente se metendo e aquela lenda de que vamos ficar fracos sem a proteína que SÓ (mentira) a carne possui. Creio que seu post (Absurdos que vegetarianos ouvem) foi o ponto inicial de uma série de pesquisas que culminou no meu afastamento total, não só da carne, mas também de qualquer item de origem animal. Quando decidi ser vegetariana, pesquisei mais ainda, e vi que não é coerente não comer carne, mas continuar comendo ovos e leite (a indústria também faz desses itens uma verdadeira carnificina e tortura). Muito obrigada mesmo! Estou muito feliz com minha decisão e em saber que estou salvando uma vaca e 5 frangos <3333333333! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...