quarta-feira, 25 de maio de 2016

Como é ser vegetariana

Quando digo que sou vegetariana, é muito comum que as pessoas perguntem: "deve ser difícil, né?" Não é não!


Ao contrário do que muita gente me pergunta, eu não vim de uma família de vegetarianos. Na minha casa sempre teve alguma carne quase todos os dias e reunião de família normalmente tinha churrasco. Mas eu também nunca fui uma grande carnívora. Meu interesse pelo vegetarianismo começou quando eu tinha uns 14 anos, por uma coluna numa revista que falava sobre o mercado de carne de cachorro. Aquilo foi muito chocante e despertou a sensibilidade para o fato de tantos animais serem mortos para o consumo o tempo todo. Fui parando gradualmente de comer carne - às vezes comia uma vez por semana, às vezes ficava seis meses sem comer... - e parei totalmente só depois dos 20, quando em um almoço eu percebi que simplesmente não conseguia mais. Eu não lembro a data exata disso, mas a sensação de asco ao ver carne nunca mais mudou.

A parte interessante é que várias pessoas da minha família reduziram muito o consumo de carne por causa dos meus novos hábitos.


Não fico brigando com quem come carne perto de mim. Esse tipo de coisa não ajuda em nada. Eu evito olhar porque acho realmente desagradável, mas hora da refeição não é o melhor momento pra falar sobre vida veg, então guardo meus comentários. Feliz ou infelizmente, as pessoas ainda podem decidir em relação a isso, mas tento me lembrar daquilo que eu comentei nesse post e ajudar a fazer do mundo um lugar mais pacífico!

É comum que me perguntem se eu já presenciei algum animal sendo abatido, se já assisti esses vídeos que rolam na internet tipo Terráqueos ou A Carne é Fraca. Nunca assisti e nem pretendo. Eu sempre amei animais e assistir algo do tipo só me faria sofrer e odiar a humanidade, além do que não me acrescentaria em nada, porque minha decisão está tomada e não vejo possibilidade de voltar atrás. Não existe médico, nutrólogo ou quem quer que seja que me convença de que eu preciso comer um bicho pra me manter viva e saudável.

E as pessoas entendem? Na maioria das vezes, sim. De vez em quando aparece alguém com um comentário idiota, mas isso é exceção. Nem dou atenção.


E nos restaurantes? Normalmente nos cardápios sempre tem alguma coisa sem carne. Quando não tem, eu converso com o garçom e peço pra modificar algum prato e retirar a carne. Na maioria das vezes eles colaboram. De vez em quando eu ainda encontro um ser iluminado que sugere também incluir mais alguns legumes e eu fico felizona, hahah! Só uma vez aconteceu de não ser possível modificar nada, mas a chef se ofereceu pra fazer um risoto com cogumelos (que não existia no menu - e estava divino) e deu tudo certo. Eu não deixo de ir a lugar algum por ser vegetariana; vou a restaurantes, bares, festas e churrascos. Às vezes as opções são mais limitadas pra mim, mas dá pra ser feliz assim mesmo.

E come o quê? Todo tipo de frutas, legumes, verduras, grãos, massas, farinhas, castanhas, brotos, queijos e as infinitas preparações da combinação desses ingredientes. Ainda não sou vegana, mas é algo que eu quero alcançar sim; tenho cada vez menos vontade de consumir lácteos, nunca bebi leite propriamente, iogurte parei faz tempo, queijo e ovos já consumo bem menos do que antes e tofu me faz muito feliz! s2 s2 s2 Também tenho me interessado muito pela alimentação crudívora e assim que o calor voltar eu quero me dedicar de verdade a isso. Ser vegetariano é descobrir um mundo de novos sabores, texturas e condimentos.


A minha saúde melhorou muito. Alguns anos atrás minha imunidade era horrivelmente baixa, atualmente já é raro que eu fique doente. Dificilmente tomo remédios; faz quase dois anos que não preciso de antibióticos, e até um analgésico pra dor de cabeça é super raro. De vez em quando tomo suplemento de vitaminas e ferro. Os exames de sangue estão perfeitos. Ao contrário do que muita gente pensa, não existe essa de vegetariano ser fraco e doente. É perfeitamente possível ter uma alimentação bem completa sendo vegetariano, com o bônus de consumir menos toxinas e gordura - sem contar a consciência leve de estar fazendo a minha parte pelo bem dos animais e do meio ambiente. Além disso, agora eu tenho mais disposição, não tenho aquele sono depois do almoço, o corpo desinchou, perdi gordura e celulite.

A pergunta que todo mundo faz: e as proteínas? Existem muitas fontes vegetais de proteínas, não existe motivo pra comer carne pra suprir essa necessidade do nosso corpo, olha só:


Quem tiver perguntas, pode deixar nos comentários que eu vou adorar responder!

89 comentários:

  1. Oi Anne, adorei conhecer seu blog! Parabéns pela sua escolha, fico inspirada. Sabe que apesar de não ser vegetariana, tenho lido muito sobre o assunto recentemente depois de assistir o documentário Cowspiracy, que me fez repensar várias atitudes a respeito de alimentação, em âmbitos como o impacto ambiental que eu nunca tinha considerado seriamente. Na minha casa existe aquela necessidade de comer muita carne, mas já convenci meus pais a reduzir a quantidade, e também a não comer carne todos os dias.

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola!
      Obrigada e parabéns pela atitude também! Nunca antes se falou tanto em meio ambiente e é importante que as pessoas percebam que essas pequenas mudanças em nossos hábitos diários fazem muita diferença!
      Beijo

      Excluir
  2. Adorei as dicas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/2016/05/shein-favorites.html

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou vegetariana, mas já diminui muito a quantidade de carne que eu como. Gostei muito do seu post, ficou bem completo!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria muito de ser vegetariana, sei que os benefícios são os melhores, mas não dá pra focar sem carne, se bem que venho consumindo mais a branca, porém amo todos os legumes, com uma ou duas raras exceções. Parabéns por escolher ser saudável.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não concordar com a maneira como os animais são "produzidos" e abatidos para consumo humano, não sou vegetariana, e, assim como você alguns anos atrás, sou pouco carnívora. Como pouca carne em relação às outras pessoas mas não tenho intenções de abolir totalmente da minha vida. Mesmo assim, admiro muito a maneira como você trata desse assunto. Você expõe suas ideias sem atacar quem pensa diferente, sem colocar o que você acredita como verdade absoluta e isso é simplesmente incrível! Com certeza suas atitudes e seu exemplo vão levar muito mais gente a se tornar vegetariano, ou até mesmo diminuir o consumo de carnes, do que as atitudes mais agressivas de algumas pessoas. Convivo com vegetarianos e posso dizer com toda certeza que não é difícil! Adorei as receitas e dicas. Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  6. Anne,
    Gostei como explicou, as pessoas que eu conheço que são vegetarianas são muito mais saudáveis do quem come carne sempre.
    Big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  7. eu sou vegetariana ha mais de 10 anos e sempre escuto absurdos até de pessoas esclarecidas, mt legal vc ter feito esse post

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também escuto coisas que Deus duvida!
      Beijo

      Excluir
  8. Que incrível!
    Eu, há um tempo atrás, queria muito me tornar vegetariana, mas a minha família come muita carne mesmo e, como eu não sei cozinhar e eles acham que não comer carne é bobagem, desisti da ideia. Mas sinto que isso é temporário. Assim que eu tiver minha própria casa e aprender a cozinhar, com certeza adotarei esse estilo de vida.

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber cozinhar pode não ser essencial, mas facilita pra caramba a vida de quem quer se tornar vegetariano! Sem contar o tanto que é gostoso saber preparar a própria comida.
      Beijo

      Excluir
  9. Olha, vou confessar que já zuei uma amiga vegetariana, mas não por ela ser vegetariana, mas sim porque zuar ela era minha diversão hahahaha Mas sei o tanto de coisa chata que vegetarianos devem de ouvir, a gente conversava sobre isso e tals. Eu não sou vegetariana, não tenho nem pretensão de ser, mas gosto de várias receitas e faço algumas por aqui pois é um jeito de diminuir um pouco a carne e comer coisas um pouco mais saudáveis, né? Mas não consigo abrir mão da carne totalmente rs Mas respeito que é e apoio :) E essa história que vida de vegetariano é difícil é super mentira, as receitas São incríveis e dá pra ser muito feliz sem carne hahahaha Até ser vegano é de boa, tem muita marca vegana hoje e muita receita bacana também :)
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou prova que dá pra ser muito feliz sem carne mesmo! Hahah
      Obrigada pelo comentário!
      Beijo!

      Excluir
  10. Eu já tenho vontade de ser vegetariana, tanto que reduzi bastante a quantidade de carne que eu como, mas às vezes fica mais complicado quando se mora com os pais, a refeição é a mesma pra todo mundo... mas eu pretendo me tornar vegetariana em breve! Seu post ajudou muito a ter uma visão mais completa da alimentação pra quem toma essa decisão!

    Beijos,
    http://brunismos.com/

    ResponderExcluir
  11. Muito legal a ideia desse post, eu amei saber sobre o assunto!
    Confesso que sou bem carnívora, mas já tive vontade de parar um pouco..

    Beijo
    ;)
    http://www.umalindapromessa.com/

    ResponderExcluir
  12. Ser vegetariano é incrível e muito nobre. Eu ainda não consigo ser, mas de uns anos pra cá reduzi bastante meu consumo, e normalmente tiro 2 ou 3 dias da semana para não comer carne. A gente até aprende a comer melhor, conhecendo cada componente dos alimentos e vendo que realmente existem outras boas fontes de proteína. Ah, sobre esses documentários, não vale a pena MESMO. Eu assisti A carne é fraca obrigada na escola (!!!!!) e não recomendo :(
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Duds!
      Aprecio e admiro sua atitude também! Os animais e o meio ambiente agradecem! =D
      Beijo

      Excluir
  13. Oooi Anne!
    Esse é um assunto que me interessa muito! Eu já consumi mais carne na vida, mas de uns 2 anos pra cá reduzi muito o consumo e não sei explicar porque, só fui perdendo a vontade. Tem dias que eu como de boa mas tem dias que eu não consigo nem ver, e como eu me alimento praticamente todos os dias em casa, na maior parte do tempo eu nem como carne, me viro com ovos e era isso! Acho que estou em uma fase de transição sabe, porque sempre (não existe vez que eu coma a carne) que eu não pense no bicho vivo e isso me deprime.
    E realmente, não há dificuldade em ser vegetariana, olha quanta coisa boa pra se comer! Aqui em casa eu já adotei vários alimentos que tem proteína e já inclui eles no meu cardápio diário. :)

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem legal você se interessar por variar a dieta e conhecer outras fontes de proteína! Eu comecei do mesmo jeito que você, até que chegou o dia em que eu vi que comer carne não rolava mais e parei de vez. Não sofri nem um pouco, só me senti bem!
      Parabéns pela atitude!
      Beijo

      Excluir
  14. Ficou muito legal o post! Tem várias opções bem gostosas pra quem decide se tornar vegetariano!

    Blog Amora Rosa

    ResponderExcluir
  15. Anne, admiro demais e tinha vontade de ser também. Consegui reduzir a quantidade que como, mas parar 100% é difícil, mas quem sabe?
    Beijos

    https://youtu.be/Re-GL2nfiqc

    ResponderExcluir
  16. Olá Anne tudo bem???

    Isso é um assunto que muito me interessa!!! Adoraria ser vegetariana, mas mesmo não sendo carnívora ainda não consigo abrir mão de algumas carne que gosto!!!

    Parabéns!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Muito legal!
    Eu admiro muito quem é vegetariano. Para mim é bem difícil, meu namorado é um amante das carnes e eu também não consigo negar um churrasco. Mas estou começando e tento ter aquele "dia sem carne" na semana. Sei que parece besteira e muito pouco, mas é o que consigo fazer por enquanto e quem sabe não consigo mudar para 2 ou para 3 dias no futuro, e assim por diante.
    Acho que ser vegano é o mais dificil, principalmente pelo leite e pelos queijos para mim. Sou do tipo ue AMA QUEIJOOOOS e um vinho. Mas é só questão de achar outras coisas que combinam com um vinho rs
    Uma vez eu li que alguns vegetarianos precisam tomar algumas injeções mensalmente para suprir a necessidade do organismo de alguns nutrientes. Você já leu sobre isso?
    Beijos e parabéns!
    http://www.vivendojunto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      O dia sem carne não é besteira não, é bem legal e pode ter certeza que faz uma super diferença!
      Também adoro queijo, mas tô tentando maneirar e consumir mais queijos vegetais (amo tofu!).
      Essa história das injeções não é verdade não! A não ser que a pessoa tenha algum problema de saúde preexistente e isso demande um cuidado mais específico. Mas se a pessoa tiver saúde normal e uma alimentação equilibrada, basta suplementar de vez em quando com comprimidos de ferro e B12 e já é suficiente. Particularmente, eu conheço vários vegetarianos e nenhum deles toma injeções por causa da dieta.
      Beijo

      Excluir
  18. Olha, eu não acho estranho ser vegetariano não, eu acho é caro!
    Pra mim atualmente não dá, mas pretendo aderir quando minhas finanças colaborarem comigo e eu tiver mais tempo disponível, porque legumes e verduras são perecíveis e eu não tenho tempo pra ficar indo do sacolão com frequência.

    Admiro muito, porque eu honestamente não curto carne vermelha. Só como frango e peixe ainda.

    Chiquereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, mas não é caro não... Na verdade, vegetais são mais baratos que carne.
      Realmente são perecíveis, mas é só se organizar direito e comprar o suficiente pra uma semana que dá tudo certo!
      Beijo

      Excluir
  19. Queria ter essa força de vontade, falo força de vontade, porque no meu caso seria mesmo, hahah. Mas ai, amo carne ): Mas acho lindo e admiro muito pessoas que são! ♡ Um beijo grande ♡

    ResponderExcluir
  20. Muito legal a sua atitude!
    Queria tentar mudar minha alimentação, evitar o consumo de carne, mas não consigo =/
    Quem sabe um dia né... Mas, admiro muito sua decisão e força de vontade!

    Amore, acabei de liberar post novo lá no blog! Te convido a vir conferir. =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  21. Excelente post, Anne! Meu namorado e eu pensamos na possibilidade de virarmos vegetarianos. Acredito que o que mais nos impossibilite é o fato de não cozinharmos. Nem todo dia comemos carne, a soja se tornou muito nossa amiga. Amo todas as fontes de proteína no post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, aprender a cozinhar é vida! rs
      Soja é tudo de bom, eu como quase todo dia também.
      Beijo

      Excluir
  22. Ahh gente, ser vegetariana é muito amor!
    Não sou, mas já fui por alguns meses, é uma experiencia muito bacana, me senti tão bem com a vida!
    Infelizmente ter pais e amigos que não compreendem me prejudicou bastante e voltei a comer de carne, de vez em quando :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta, Elisaaa! rs
      Realmente é muito bom, o corpo e a mente ficam mais leves.
      Meus pais também não me deram muito apoio no começo, depois viram como eu me adaptei bem e atualmente eles consomem pouca carne.
      Na verdade, até hoje eu escuto que "não pode ser tão radical" e coisas do tipo, mas nem ligo mais.
      Beijo

      Excluir
  23. tenho tentado fazer algumas refeições vegetarianas durante a semana e a experiência tem sido ótima. realmente abrimos nosso paladar para descobertas sensacionais :D beeeijo, Ja fomos legais

    ResponderExcluir
  24. Nossa, sua escrita é toda "amorzinho", haha. Adorei! <3 Bom, cada um tem seus motivos para começar a querer se afastar das carnes em geral e o meu é: desde que entrei na faculdade de Nutrição, toda vez que olho para elas enxergo milhares de parasitos e bactérias. Eu sei que quando esse semestre acabar, eu vou ver novos assuntos e vou parar com essa paranoia, mas gostaria de aproveitar o momento para começar a me afastar, porque também acho horrível o fato de saber que aquilo era um ser vivo que está morto só porque eu quis consumi-lo. Enfim, deve-se haver cuidado com a falta de proteína, porque existem muitas fontes de proteína que não sejam as carnes, mas são proteínas de difícil absorção, então pode prejudicar, mas isso não quer dizer que é preciso da carne para ser feliz, haha. Ah, e também é necessário ter cuidado com a falta da vitamina B12, que é proveniente da origem animal. Enfim, apesar dessas coisainhas acho que não me importo de me tornar vegetariana. É algo que só faz bem. <3
    Mil abraços, Lysia Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah, obrigada!
      A questão das proteínas e da B12 tem mais mito que verdade, viu? Na prática é bem fácil suprir essas necessidades sem pirar.
      Também não acho carne uma coisa propriamente limpa... porque afinal é um bicho morto, né? Como isso pode ser higiênico?
      Enfim.
      Beijo!

      Excluir
  25. Sei o quanto é bom ser vegetariano e os benefícios. Gostaria muito de ser, e ultimamente tenho amadurecido a ideia. Será que consigo?

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim, Pri!
      Se precisar, tem apoio total aqui! =D
      Beijo

      Excluir
  26. Oi Anne, você deveria responder: Não é nada difícil ser vegetariana, é MARAVILHOSO! Post lindo e esclarecedor, adorei!

    ResponderExcluir
  27. Ótimo post. Acho que atualmente, como você mesma disse, dá pra ser veg com tranquilidade. As pessoas tendem a colaborar e, graças a Deus, o preconceito diminuiu também. Eu, particularmente, não consigo deixar a carne. Entendo o seu ponto de vista e o amor pelos animais, mas o que penso (e tento fazer) é optar por coisas orgânicas que eu saiba procedência, o mesmo com restaurantes... Afinal, o maior problema é como os alimentos são tratados (seja carne ou vegetais).
    Estava vendo um documentário sobre o consumo de água irregular no nosso mundo e me choquei ao saber que, na verdade, o grande consumidor de água potável, que é por conseguinte o grande risco da falta de água, é exatamente a industria alimentícia e, mais especificamente, plantações... Ou seja, nós, humanos, conseguimos achar um modo de ferrar o país por um lado ou outro, né? hahaha
    Voltando à alimentaçào, acho que temos mesmo que ficarmos atentos à nossa saúde e respeitarmos as escolhas dos outros. Eu comia poucos vegetais e atualmente como muito mais vegetais e menos carnes e estou bem assim, mas ficar sem a carne para sempre é beeem difícil...rsrs


    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Na verdade, a pecuária consome e desperdiça muito mais água do que a agricultura. Para produzir um quilo de soja são necessários 1800 litros de água, enquanto para produzir um quilo de carne bovina são consumidos mais de 15.000 litros de água.
      Beijo

      Excluir
  28. Oi Anne linda *-* gostei muito do post, achei muito informativo e esclarecedor como a Camila Faria falou... eu não sou muito fã de carnes, consumo as vezes por obrigação... mas não me vejo necessidade "as vezes".. acredito que ser vegetariana trás um bem enorme para saúde, espero um dia me tornar uma. Um grande beijo!

    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Se quiser tentar, tem total apoio aqui! =D
      Beijo

      Excluir
  29. Oi Anne! Adorei seu relato, muito esclarecer para nós, não-vegetarianos. Conheço gente que fez essa opção e não tenho problema nenhum com isso! Cada um escolhe o que quer, certo? :) Eu, pessoalmente, não conseguiria ser vegetariana (vegana então, impossível - amo queijo e ovo!)!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  30. Que relato mais incrível, Anne! Não concordo com o jeito em que os animais são criados e mortos pra alimentação humana, mas não sou vegetariana e não sei se conseguiria me tornar uma. Mas é lindo saber como é ser vegetariano pela experiência e relatos de alguém que realmente é. Muita gente leiga acha que quem é vegetariano não come nada, mas a verdade é que a carne é só um dos milhaaaaaaares de tipos de alimentos que existem nesse mundo. Enfim, mal conheci você e o seu blog, mas já te admiro bastante! :D

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  31. Oi Anne,
    Eu não sou vegetariana, mas como a Bianca, também ando - pelo menos tentando - diminuir o consumo de carne. Algumas eu tenho nojo então, não como de jeito nenhum.

    E eu acredito mesmo que sua saúde tenha melhorado. Eu tenho anemia e tive que fazer um tratamento pra fazer uma cirurgia. Me senti bem melhor quando comecei a incluir couve, couve-flor e brócolis na comida... e suco do couve com laranja/limão q é ótimo haha

    P.S.: Sim, o livro com infinitas cenas de sexo era 50 tons kkkk a maioria parece ctrl c + ctrl v né kkkkkkk

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o livro: sabia! Hahah
      Amo suco de couve com laranja ou limão. Quem não conhece não acredita, mas o sabor fica tão bom que nem dá pra perceber que tem couve nele!
      Beijo

      Excluir
  32. Oi, Anne! Primeiro, gratidão pela sua visita lá no blog :)
    Em segundo, muito bonito o seu blog aqui! Em terceiro, tenho muita vontade de parar de vez de comer carne (pelo menos carne). Já não como mais carne de porco e nem embutidos fazem dois anos, nem salsicha e afins. Mas ainda curto um hamburgão artesanal. No dia a dia, me sinto menos carnívora. Dei uma bela enjoada das carnes pra comer no prato e só como porque senão vai fora mesmo. Mas sinto que daqui à pouco eu posso parar mesmo, tô me sentindo cada vez mais focada em excluir da minha alimentação.
    Vegana já seria um pouco mais difícil, pois amo queijos e ovos! Mas não seria impossível. E sobre como você decidiu parar de comer carne, isso me pesa e muito, porque amo cães e me sinto hipócrita comendo outros animais. :(((

    Um beijo, Anne. Post bem esclarecedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, muito legal você querer parar e estar focada nisso. Já sabe: precisando de apoio, é só dizer!
      Boa sorte! =D
      Beijo

      Excluir
  33. Minha irmã é vegana, e eu aprendo muitas coisas com ela, adoro ir na casa dela quando ela faz umas comidinhas veganas, é incrível e deliciosas!!! ;)

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol Peclat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, posta umas dicas pra gente. ;-)
      Beijo

      Excluir
  34. Ótimo post. Achei super completo e bem explicado. As pessoas relamente tem essa percepção de que vegetarianos são fracos. Sinceramente, não sou vegetariana por que aqui em casa seria quase impossível, mas sempre me sinto bem mais saciada quando como mais salada e verduras :)
    Amei o post. Beijos, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  35. post muito legal, Anne!
    Sempre tive curiosidade em saber como era, sabe?
    Ainda vejo muita gente chamar vegetarianos de frescos. Bobeira, é uma ótima opção de vida.
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/
    Siga o insta do blog: @blogueb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diise, tô sendo chamada de fresca até hoje, mas não ligo não! Hahah
      Realmente é uma ótima opção! =)
      Beijo

      Excluir
  36. Obrigada!!!!!! Um post completíssimo, que tira muitas dúvidas, super didático e sem aquela guerra de vegetaríanos x resto do mundo (como você comentou no outro post). Achei que você fez a transição e passa por cada uma das fases de um jeito muito leve, essa transição é algo que está nos meus planos, mas por enquanto estou trabalhando mais na redução.
    Sério, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  37. Eu não somente entendo, como ADMIRO MUITO.
    Eu amo os animais e me sensibilizo muito com eles, mas infelizmente não posso dizer que sou uma "protetora" porque eu como carne. Eu já sonhei muito em ser vegetariana, mas eu nunca consegui... Eu como muito mal (quase não como legumes, detesto) e sofreria muito se tirasse a carne. Infelizmente não tenho esse "asco" de comer carne, mas juro que eu gostaria de ter... Ainda não acho errado matar animais para CONSUMO, mas sei lá, espero muito mudar totalmente um dia... Também não vejo vídeos de animais sendo mortos e etc, acho que eu choraria sem parar pra vida toda ):
    Amei seu post, te admiro ainda mais agora!

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nanda!
      Eu sempre achei errado matar animais por qualquer motivo que fosse, então pra mim esse caminho foi mais curto.
      Experimenta jeitos diferentes de preparar os legumes até achar algumas formas que te agradem, as possibilidades são infinitas! Às vezes a gente se acomoda com as receitas mais comuns, mas tem milhões de coisas que podem ser feitas!
      Beijo

      Excluir
  38. Vendo as fotos até parece fácil, mas eu sou carnívora de carteirinha (sei que é feio dizer isso...) não sei se conseguiria ser vegetariana!
    Xerim :)
    www.trilouca.com
    Canal no YT: http://www.youtube.com/c/blogtrilouca

    ResponderExcluir
  39. Eu ainda sou carnívora e confesso que sempre preciso de um pedaço de carne de qq tipo no prato pra sentir que tem ~sustança~, é uma loucura, eu sei, mas de um tempo pra cá tenho me interessado pelo vegetarianismo. Sempre que vejo um post assim salvo pq tem dicas e incentivo pra q eu possa alcançar o objetivo <3 Posso até demorar mais um tempo pra me intitular vegetariana, mas cada dica que vejo me ajuda a conhecer um mundo novo de alimentos e até a diminuir o consumo da carne. Ainda não é o ideal, mas eu ainda chego lá :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ter pressa pra se intitular vegetariana, às vezes a transição leva tempo mesmo. Pra mim também demorou bastante. Legal que você está no caminho e disposta a conhecer alimentos novos!
      Beijo

      Excluir
  40. Gostei muito do post
    penso sempre em virar vegertariana
    Beijos!!



    Jéssica R. Coelho Blog

    ResponderExcluir
  41. Depois de ler este seu post e também o "Por que eu saí dos grupos vegetarianos do Face" fiquei mais motivada ainda a se tornar vegetariana, Anne! Sério, acho que este é o primeiro blog que encontro que fala abertamente sobre o assunto de forma lúcida, sincera e simples. Sem ficar jogando na cara da sociedade carnívora o quanto ela é errada e o quanto o vegetariano ou vegano é o certinho, o correto, superior. E com essa ideia errada que vejo muito por ai, eu pensava que se tornar vegetariano era algo extremamente difícil, e vendo o seu post vi que não é nada disso, só basta ter força de vontade e fazer no seu tempo, não importa se é meses ou anos. Obrigada por fazer este post maravilhoso!

    Desculpe por não responder o seu comentário lá no Madly Luv sobre aquele meu post sobre relacionamento abusivo, Anne. O meu sistema de notificação de reply por e-mail deixou de funcionar (mas eu já resolvi, porém agora só funciona para caso comente de novo, haha). Então resolvi agradecer por aqui, hehe. Muito obrigada pelo seu apoio e suporte. Foi muito importante tanto para mim quanto para as outras mulheres que comentaram por lá ♥

    Beijocas e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, muito obrigada! Adoro ter esse tipo de retorno e fico contente em saber que consigo realmente passar essa imagem boa da vida vegetariana!
      E fiquei feliz também por todo o suporte que tantas mulheres expressaram no seu post, e não canso de te admirar pela coragem do seu relato!
      Beijo

      Excluir
  42. Não sou vegetariana mas esse ano ainda não comi carne kkk.
    É que não me faz falta;
    Gosto de hábitos saudáveis.
    Bom post.

    ResponderExcluir
  43. Que postagem linda! Eu fiquei sem comer carne por três meses e dois deles eu fiz uma dieta vegana e não comi derivados de leite ou ovo. Eu me sentia tão bem.

    Eu pretendo voltar com a dieta vegetariana e me dedicar firmente a isso.

    isamateur.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! O corpo fica bem mais leve, né?
      Ainda não tentei ser vegana de verdade, mas quando faço alguma refeição vegana também me sinto muito melhor!
      Beijo

      Excluir
  44. Admiro muito pessoas como vocês, sério. Eu penso em ser, mas eu ainda tenho certa necessidade de comer carne, mas não como carne vermelha. Fui proibida graças ao refluxo gástrico, então parei. Quando me dei conta estava há meses sem comer carne, e quando tinha churrasco eu nem fazia questão, só o fato de ter frango me deixava bem, e quando experimentei carne de novo, não senti aquela loucura de comer como antes. É como uma coisa normal que eu não posso comer.

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
  45. Oi lindona!


    Nossa que post mais bacana *-* não seria vegetariana ou vegana pois gosto de carne, mas admiro quem é e penso em reduzi-lá no cardápio.

    Beijão!

    Isa | http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
  46. Nossa sua trajetória é muito legal. Fico feliz que compartilhe essas coisas com a gente. Principalmente porque eu tenho vontade de virar vegetariana, mas ainda não tomei a atitude, já fiquei um mês sem carne, já fiz o desafio das segundas, mas ainda é difícil para mim. Estou modificando aos poucos. Hoje em dia no almoço e na janta já não como carnes. Mas ainda é difícil fazer lanche tipo pizza, principalmente pelo fato do meu namorado (que mora comigo)cozinhar e a pizza dele favorita ser de calabresa, mas esse fim de semana fizemos uma lasanha de LEGUMES! Que ficou uma delícia. E compramos grão de bico para fazer um teste, e e fazer um buger, se não for muito difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que haja alguma dificuldade em relação a alguns alimentos, mas fico feliz pelo seu empenho e dedicação!
      Beijo

      Excluir
  47. Gostei de saber como se tornou vegetariana. Eu não conseguiria ficar sem carne.
    Quando alguém fala que não come carne eu fico imaginando o que será que ela come no lugar da carne, deve ser bem melhor ir variando nas opções de saladas e outras coisas.
    Quando comemos carne, normalmente, a salada é só alface e tomate.
    Gostaria de ler posts com receitas.
    Beijos, Aline
    https://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teremos posts com receitas por aqui sim!
      Na verdade, não existe propriamente um alimento pra se colocar no lugar da carne, e sim uma alimentação bem mais rica e variada que nem permite sentir falta de alguma coisa!
      Beijo

      Excluir
  48. Nossa Anne, ameeei esse teu post. Não sou vegetariana pq não consigo ficar muito tempo sem carne. Uns dias até fico. Não é algo que me faça uma falta enooorme sabe.

    As vezes, quando to comendo principalmente frango, e não me pergunte pq kkk... eu começo a pensar nesse negócio de estar comendo um bicho morto, e aí o pedaço que tenho na boca parece que começa a crescer, e cada mordida o treco cresce o dobro e não consigo engolir. Já deixei de lado muito pedaço de frango a passarinho por causa disso. As vezes acontece com bifes de boi também, principalmente quando tô num churrasco, mas ainda não foi o suficiente pra eu parar... quem sabe um dia né ? Eu não ia achar nada ruim parar de comer carne viu. Mesmo pq, adooooro tudo isso aí que tá nas imagens que você postou :)

    Desculpa o comentário enorme hehehe.

    Beijo e boa semana !!

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, muito obrigada!
      Eu já tive essa sensação que você relatou e não foi nada legal... foi algo que também me motivou a parar.
      Beijo!

      Excluir
  49. Meu interesse pelo vegetarianismo nasceu quando descobri que meu namorado não comia carne há dez anos. Fui diminuindo o consumo, conhecendo sabores novos e chegou um momento em que simplesmente não conseguia mais me imaginar colocando um bicho morto na boca.
    Também evito ser a ecochata mas hoje sinto nojo até do cheiro da carne, aí fica difícil ir em um churrasco, por exemplo.
    Tentei assistir Terráqueos e parei de tão mal que fiquei. Não preciso disso.
    Um beijo, gostei demais do texto!

    ResponderExcluir
  50. Eu queria virar, mas a minha nutricionista não achou uma boa por causa do ferro. Vira e mexe tenho anemias e até a carne que eu tava cortando (ficava 3 dias da semana sem comer) eu tive que voltar a comer =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu suplemento ferro de vez em quando e é super tranquilo. Desencanei de nutricionistas porque, via de regra, eles colocam empecilhos pra quem não quer comer carne. Como eu disse, dá pra viver sem carne tranquilamente, eu faço a suplementação necessária e me sinto super bem, meus exames estão todos perfeitos.
      Claro que cada caso é único, mas tenho uma amiga que tem anemia e se tornou vegetariana e agora está melhor do que antes, quando comia carne regularmente.
      Beijo

      Excluir
  51. eu sou vegetariana desde dos meus 7\8 e agora tenho os meus 16 anos. Concordo com tudo o que voce disse, ADOREI ler o teu artigo :) e este anos tambem tenho pensado em me tornar vegan, nunca fui grande fa porque isso acho que nao vai dar muito trabalho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...