terça-feira, 3 de maio de 2016

Por que eu saí dos grupos vegetarianos do Face

Entre em qualquer página sobre vegetarianismo no Face ou no Insta, clique em um post aleatório e comece a ler os comentários: eis que a palhaçada começa.

Primeiro que tem aquele povo a quem falta louça pra lavar, livro pra ler, série pra assistir, trabalho pra fazer, sei lá, qualquer coisa útil pra ocupar o tempo e precisa mostrar ao mundo sua cretinice e entra lá só pra criticar, encher o saco e soltar frases burras contendo as palavras bacon, bife, tomates gritam, hipocrisia e afins. 

Mas ainda mais ridícula do que o povo que não é vegetariano e entra nesses grupos só pra causar, temos uma outra categoria: vegetarianos criticando outros vegetarianos. E essa, com sua constante chuva de palavras como hipocrisia e especismo, é a que me mata. A gente entra nesses grupos esperando encontrar um ambiente propício pra trocar ideias, falar de suas experiências, receber dicas, e ao invés disso vê um monte de gente se digladiando pra ver quem é mais vegan.

[Ouvi dizer que morre um panda cada vez que uma pessoa diz hipocrisia ou especismo. A mesma coisa acontece quando alguém diz tendência, in love ou digital influencer.] 

Meses atrás encontrei um ótimo perfil no Insta que falava sobre produtos veganos que podem ser comprados em qualquer supermercado. Tinha sucos, bolos, biscoitos, balas, docinhos, sorvetes e mais um zilhão de coisas, mostrando que pra ser vegano não precisa excluir todas as gordices do cardápio nem viver só de alimentos orgânicos e crus, é só uma questão de adaptação. Quando alcançou alguns milhares de seguidores, chegaram os enchedores de saco: "Mas esse produto não é vegano! A empresa que fabrica esses biscoitos também produz biscoitos contendo leite e ovos." 

Pois é. Acontece que ainda não escreveram O Livro Sagrado do Veganismo, então enquanto isso não acontece, será que dá pra deixar cada um ser vegano como pode e como entende correto? O mundo está globalizado, meu povo. Empresas compram outras empresas o tempo todo e isso torna difícil saber quando uma empresa é 100% vegana ou não, porque pode ser que uma empresa vegana seja só um braço de uma grande empresa não-vegana. Se uma determinada empresa produz alimentos veganos/vegetarianos e outros não, que tal escrever pra ela demonstrando seu interesse nos primeiros? Que tal convencer mais algumas pessoas a fazerem isso? É um feedback mais efetivo do que o boicote total sem comunicação nenhuma.

E se for pensar mais profundamente, aquele produto vegano pode estar sendo vendido em uma embalagem não reciclável que só vai poluir o planeta. Podem ter morrido roedores durante a colheita dos grãos de que ele foi feito. Ele foi transportado em um veículo que queima combustível fóssil e polui a camada de ozônio. Mon amour, nada é perfeito nesse mundo, nem mesmo seu biscoito vegano produzido pela empresa vegana que você ama. Então vamos ter bom senso antes de sair rosnando.

Continuando a minha saga, outro dia num grupo de vegetarianos alguém escreveu que recentemente tinha se dado conta do quanto podia fazer em defesa dos animais e do planeta. O cara relatou que tinha se tornado vegetariano há alguns anos, que passou a fazer compras mais conscientes pra causar o mínimo desgaste ao meio ambiente, que tinha inclusive adotado um cachorro de rua que estava abandonado e que deu a ele uma vida boa e feliz, que a vida dele próprio estava mais leve, e que estava satisfeito com o impacto positivo que suas atitudes vinham tendo nas pessoas que convivem com ele. O que algumas pessoas responderam?

"O que adianta adotar um cachorro, se você tem a morte no prato?"
"Espero que a ração do seu cachorro seja vegana, caso contrário sua 'atitude' não adiantou nada."
"Nem vegan você é e tá achando que faz muita coisa."

Sério. Eu quase tive um surto psicótico.

O cachorro que estava vagando pela rua, dormindo pelos cantos, sendo chutado, passando fome e frio, correndo risco de ser atropelado NÃO ESTÁ NEM AÍ se o cara que o adotou é vegano. O moço em questão deu a ele uma casa, comida, cuidados veterinários, amor e uma cama confortável pra dormir, sem contar que ele não precisa mais se preocupar se vai ser agredido ou se terá algo pra comer hoje. Assim como o porco que eu adotei não está interessado em saber o que eu como. Ele está muito ocupado vivendo - o que não aconteceria se eu não o tivesse levado pra minha casa.

O cara do comentário original deve ter ficado tão apavorado com a estupidez que outras pessoas escreveram em seguida que apagou o texto dele.


Isso não é uma regra, mas tem muito vegano por aí se achando a última Coca-cola do deserto só porque é vegano. Ser vegano é ótimo, é relevante pro planeta, é uma demonstração de respeito aos animais e ao meio ambiente, mas está longe de te tornar uma pessoa perfeita. Tornar-se vegano não transforma ninguém num elfo de Valfenda. Ser vegano não dá a ninguém o direito de apontar dedos na cara das pessoas nem de dizer que aquilo que elas fazem (em prol do meio ambiente e dos animais) é ridículo. 

Eu sei que, muitas vezes, a vontade de defender a natureza e os animais é tão grande que, na ânsia de fazer alguma coisa por eles, a gente pode acabar se equivocando e sendo indelicado (ou muito grosso mesmo, kkk) com aquela pessoa que adora dizer que é super carnívora, com aquela que diz que usa pele mesmo e não vai parar, com aquela que gosta de pescar, com aquela que usa seu blog pra fazer propaganda de produtos testados em animais. Mas a crítica destrutiva não leva a nada, a não ser à criatura em questão pegar ainda mais bode dos naturebas. 

Eu sou da opinião de que é impossível fazer tudo, mas é melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada. Claro que fazer muito é melhor do que fazer pouco, mas qualquer atitude, pequena ou grande, é importante. Ser vegetariano, ser vegano, separar o lixo, comprar só o necessário, não desperdiçar água nem energia, usar menos o carro, valorizar o comércio local, adotar um animal, cuidar dos animais de rua, não comprar produtos testados em animais, assinar petições, tudo tem sua relevância. Apoiar quem tenta fazer alguma coisa é importante. Menosprezar os esforços dos outros não leva a nada.

17 comentários:

  1. Eu concordo com esse post de um jeito que fazia tempo que não acontecia. Sabe quando a gente lê AQUELE post e fica meio de boca aberta, sem saber se o comentário vai ser tão incrível quanto o texto? Pois é, eu sei que não vai, mas preciso vir aqui e dizer que concordo muito contigo.
    Esse texto, mesmo sendo sobre Veganismo e Vegetarianismo, pode se encaixar em vários outros assuntos. Sempre que leio uma postagem bacana no facebook ou no instagram eu nem leio os comentários porque sei que terá babacas por lá que só querem ser a "oposição" ou o "diferentão", e eu não sei lidar com isso.
    Da próxima vez, vou mandar o link do seu post haha <3

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Obrigada! \o/
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijo

      Excluir
  2. Não gosto de fundamentalismo e nem de fundamentalistas. Essa visão fechada e restrita beira à loucura.
    Acho que também teria um surto se tivesse lido aqueles absurdos de fanáticos loucos!

    As pessoas não gostam de viver em paz, já entendi isso.
    :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Anne! Se texto pode servir para outros assuntos também, além do vegan. Eu já deixei de seguir diversos grupos/comunidades/fandoms pelos mesmos problemas. Prefiro me afastar.

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que esse tipo de grupo do Facebook era tão complicado, mas já tive experiências muito, muito irritantes com esse assunto. Eu não sou vegana, nem vegetariana, nem por isso vou no perfil de uma amiga que é, e saio dizendo um monte de besteiras para ela. Assim como fico extremamente satisfeita que ela não faça o mesmo em relação a mim. Pensar diferente é super natural e saudável. Encher o saco dos outros para pensarem como você não é! Esse texto resume tudo que eu penso, e vale para tudo nessa vida. Eu vou morrer sem entender as pessoas que criticam por criticar, sem nenhuma necessidade disso. Parabéns pelo texto! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  5. Assim.... eu não sou vegetariana e sinceramente, não conseguiria. Odeio verduras, legumes... mas eu queria muito conseguir.
    Mas, o que eu não suporto as vezes de grupos vegetarianos e veganos são aqueles vídeos extremamente violentos que as pessoas postam sem nenhum aviso e eles aparecem na sua timeline.
    Odeio estes vídeos... estragam meu dia :p

    Beijo!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
  6. Faço parte de um desses grupos pois minha irmã é vegana e eu evito ao máximo comer carne e realmente é muita briga!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  7. Oi, Anne!
    Incrível como sempre tem um pessoal que vem pra tentar estragar as coisas e pode ter certeza que não acontece só em grupos vegetarianos. Eu já saí de vários, sobre todo tipo de assunto, porque a galera não sabia fazer um "debate saudável", tudo terminava em briga.
    Eu não sou vegetariana, mas sempre vou respeitar quem é. É aquele negócio de respeitar o que o outro escolheu pra vida dele. Se todos fizessem isso, o mundo e a internet seriam muito melhores, né?
    Adorei o texto!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô pra ver um debate saudável na internet, sobre qualquer tema. O povo se comporta como donos absolutos da verdade, não tenho paciência!
      Obrigada!
      Beijo

      Excluir
  8. Oi, Anne!
    Que delícia vir retribuir seu comentário e descobrir que você tbm é vegetariana <3

    Ainda não tive a experiência de participar de nenhum grupo sobre isso e, ó, depois do que você falou, nem quero! heh
    E "tomates gritam" é demais pra minha cabeça, socorro.

    Estava conversando com algumas amigas que eu até pretendo me tornar vegana num futuro breve mas sem uns radicalismos idiotas. Meu namorado, que é vegetariano há uns 15 anos, me questiona muito minhas decisões ainda mais no que refere-se às minhas gatas... do tipo: "tá, vc é vegetariana e quer ser vegan, mas não pode deixar de dar ração com proteína animal pra elas e aí?" Na minha opinião, não poxo deixar minhas bichinhas sofrerem com uma dieta que não seria a delas na natureza mas fico encafifada porque tbm estarei financiando a indústria da carne... enfim, é muito polêmico isso tudo.

    Gostei demais do seu texto, até anotei aqui pra indicar pro pessoalq ue visita meu blog nos links de maio.

    Concordo demais com isso: fazer algo, ainda que pequeno, já ajuda MUITO. É o primeiro passo, não é?

    E sobre castração de gatas, respondi no BeLivs, mas segue aqui tbm: Ainda pretendo fazer um post sobre a castração, tbm só tinha feito de machos. Gatinhos só levam um ou dois pontos e quase não se vê. Já as gatas levam mais pontos e eles ficam expostos. Não sei a sua, mas a minha ficou desesperada tentando tirar a roupinha cirúrgica (tive que pôr, se não ela ia arrancar os pontos) e ficou tão chateadinha, sabe? No primeiro dia até chorei de dó... Aí conforme o tempo foi passando, ela queria subir e pular em tudo mas não pode por conta da cicatrização. prepare-se pra noites sem dormir! rs

    Um beijo! Voltarei outras vezes com certeza *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! =D
      Sobre essa questão da ração para gatos, eu acho difícil opinar porque felinos são predadores e, a princípio, precisam da carne e seus derivados para se manterem saudáveis. Não sei se acho certo privá-los disso; por outro lado, a indústria da carne é muito cruel e também não concordo que se matem animais!
      Já ouvi falar de rações veganas, e mesmo sendo algo bem recente (sem muitos estudos sobre a viabilidade e efeitos a longo prazo) posso fazer uma experiência e ver se eles se adaptam. Sei lá, é difícil decidir.
      E uma opinião muito particular, que se alguns vegans mais radicais lerem podem me xingar (kkk): o fato dos meus animais consumirem carne não me torna menos vegan/vegetariana. Vamos combinar que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, né?
      Sobre a castração, a minha gata é uma louca (kkk), apronta muito e não pára quieta, acho que teremos problemas... rs
      Beijo

      Excluir
  9. Nossa, isso enche o saco!
    Eu não sou vegetariana, mas vejo amigos que são sofrendo. O povo tá mto chato nesse sentido, cuidem de suas vidas rsss

    ResponderExcluir
  10. um comentário para definir seu texto: PERFEITO!!!!!!!!!!!!!!
    bjucas

    ResponderExcluir
  11. Oi Anne,

    Adorei seu texto!! Você falou tudo!!
    Agora que acabei de virar vegetariana, tem apenas alguns meses, preciso de dicas e sempre entro nesses grupos veganos e é isso mesmo que você falou. hahahha
    Você disse que para você ser vegetariana é muito certo, para mim também. Nunca senti falta de nada.

    Muitos abraços, Andreza ;D
    http://www.vidaempixels.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! =)
      As dicas dos grupos são boas, os comentários é que estragam! Hahaha
      Obaaaa, sempre bom ver mais vegetarianos por aqui!
      Beijo

      Excluir
  12. Nossa! É triste ver isso acontecendo em grupos, que normalmente deveriam ser bem acolhedores conosco! Eu ficaria triste, de começar a me interessar pelo assunto e ver que infelizmente não seria acolhida em um grupo que normalmente era para me dar força e me incentivar ainda mais. >.<

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...