sexta-feira, 5 de agosto de 2016

BEDA #5: Como começar a se tornar vegetariano - parte I

Algumas semanas atrás eu escrevi um post sobre como é ser vegetariana e a recepção foi tão, tão, TÃO INCRÍVEL que eu achei que era hora de falar mais sobre isso, então hoje vou dizer em algumas linhas gerais como uma pessoa pode começar a se tornar vegetariana, de forma gradual e bem relax.

Também são coisas válidas pra quem não tem a intenção de se tornar vegetariano, mas apenas reduzir o consumo de carne e ter uma alimentação mais natural e saudável.

Era pra ser um post só, mas ficou gigante então decidi dividir em duas partes. Na próxima semana eu publico a segunda.

1. Adicione alimentos à sua dieta



Você pode simplesmente começar retirando a carne do seu cardápio. Mas há outras formas.

Quando você pretende iniciar uma dieta (dieta = modo de se alimentar) com restrição de determinado grupo de alimentos, seja por qual motivo for (perda ou ganho de peso, ou mesmo em busca de uma vida mais saudável) a forma mais tranquila de fazer isso é começar inserindo novos alimentos no seu dia-a-dia. Se você é do time que almoça arroz, feijão, alface, tomate e bife, e só, vai obviamente se sentir mal se retirar a carne. Mas se você gosta de (e consome regularmente) arroz, feijão, lentilha, grão de bico, feijão branco, soja, alface, couve, acelga, repolho, tomate, cenoura, beterraba, batata, abobrinha, cogumelos, e mais algumas frutas, o processo todo vai ser bem mais fácil. Eu já disse antes: ser vegetariano é descobrir um mundo de novos sabores, e eles podem sim ser espetaculares! Então, enquanto retira a carne das suas refeições, inclua mais vegetais. Desafie-se a experimentar. Quando você se der conta, nem estará sentindo falta da carne e vai ficar plenamente satisfeito com os vegetais.

2. Vá a restaurantes vegetarianos



Eles são excelentes lugares para conhecer novos alimentos, ou mesmo novas preparações feitas com alimentos que você já conhece. De vez em quando almoço em um restaurante vegetariano e foi lá que eu conheci coxinha vegetariana (com recheio de proteína texturizada de soja e legumes, tudo super bem temperado), feijoada vegana (com as proteínas de soja defumadas, e estava perfeito) e lasanha de berinjela (estava maravilhosa, e olha que eu nem gosto de berinjela).

3. Aprenda a cozinhar



Isso não é essencial, mas facilita muito a vida! Não precisa ser nível finalista do Master Chef. Sabendo o básico pra conseguir se virar já tá de bom tamanho. Pra mim, o impulso pra começar a cozinhar de verdade foi um curso de culinária chinesa que eu fiz pelo SENAC da minha cidade. Há muitas formas de aprender, seja em um curso presencial de curta duração (o que eu fiz foi de três horas por dia durante uma semana), em vídeo pelo Youtube, pelo Eduk, ou mesmo pedindo ajuda a alguém que você conheça. Também não existe necessidade de preparar uma refeição inteira de uma vez; faça um prato só, uma panqueca, uma torta, um quibe vegetariano, uns legumes refogados ou assados... Ninguém nasce sabendo, tem que ir tentando. A prática leva à perfeição.

4. Você não precisa de um rótulo



Quando você vai deixando de comer carne, é comum que as pessoas te pressionem pra colocar um nome na sua nova dieta. Esqueça isso. Não precisa levantar bandeira. Não existe necessidade de se apresentar logo de cara como vegetariano, ou vegano, ou crudívoro. Vá com calma e deixe os novos hábitos se incorporarem à sua vida.

5. Não espere apoio



Várias pessoas já me disseram que começaram a ser vegetarianas, mas voltaram a comer carne porque não tiveram apoio dos pais/namorado(a)/marido/esposa/amigos. Mas me fala que importância tem a opinião das pessoas sobre um hábito que você escolheu considerando que é o melhor pra você? Decida se é mais importante agradar aos outros (que, por mais que te amem, talvez não te entendam em alguns aspectos e não apoiem seus projetos) ou estar em paz com a sua consciência e o seu corpo.

Um breve relato: até hoje - mais de seis anos depois de ter me tornado vegetariana - eu escuto de pessoas próximas que não precisa ser tão radical e que é impossível viver sem comer carne. E daí? Faz parte! Eu fiz minha escolha por amor aos animais, ao meio ambiente e ao meu corpo e isso é o que me traz paz à consciência.

E aí, alguém disposto a tentar? Me conta!

4 comentários:

  1. Oi Anne, eu não sou vegetariana, mas reduzi MUITO o consumo de carne nos últimos anos. Frequento restaurantes vegetarianos/veganos também e, nossa, não sinto falta de nada nas refeições, sempre maravilhosas e completas. Isso de começar a cozinhar também é super importante. Quando você passar a comprar e fazer as próprias refeições, um novo mundo de possibilidades se abre, é incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Camila! Fico feliz com seu interesse no assunto!
      Eu adoro conhecer restaurantes vegetarianos, sempre tem pratos maravilhosos!
      Beijo

      Excluir
  2. Ola Anne, muito interessante o seu post. Aconteceu-me o mesmo que a Camila, nao sou vegetariana mas reduzi muito a carne e tenho procurado fazer uma alimentacao mais saudavel, o que nao e facil quando nao se vive sozinha, mas consegue-se :)
    Agora fico a espera dos proximos post sobre o assunto :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...