segunda-feira, 3 de abril de 2017

Quando eu cheguei na internet era tudo mato

Outro dia uma amiga e eu estávamos conversando sobre as coisas velhas da internet.

A coisa toda começou quando eu vi essa postagem na Página barroca, inovadora, vanguardista:


Quem lembra do Orkut? Stay beautiful!

O Orkut foi a rede social que antecedeu o Facebook. Os usuários podiam deixar recados numa página de scraps e participar de comunidades sobre todo tipo de assunto, desde filmes, livros ou o seu colégio/faculdade até coisas do tipo Eu odeio acordar cedo, Eu nunca voei de vassoura, Tocava campainha e corria, Eu abro a geladeira pra pensar, Anão vestido de palhaço mata 8 (uma página para notícias estranhas), Saí sem dinheiro voltei bêbado, Odeio esperar resposta no MSN...

Às vezes a gente apagava alguns recados e deixava outros só pra ver a treta acontecer. E quando o site passou a exibir os links das pessoas que tinham visitado seu perfil, aí sim a treta foi fortíssima!


E por falar em MSN... era por ele que a gente se comunicava antes dos smartphones e do WhatsApp. Sim, existiu um mundo sem WhatsApp, e ele era ótimo! Cada vez que alguém ficava online subia uma janelinha avisando no canto da tela. Galera ligava a webcam pro crush e ativava a opção pra aparecer no nickname, junto com seu nome, qual música estava ouvindo no Windows Media Player. Altas indiretas.


Antes ainda do MSN, o comunicador instantâneo que todo mundo usava era o ICQ. Cada usuário era identificado por um número (o meu era 148226950), mas o programa permitia buscar pessoas também por nome, e-mail e por cidade. Na época eu morava numa cidade pequena e todo mundo que morava lá se adicionava e batia papo. Foi pelo ICQ que eu fiquei amiga de um menino que estudava na mesma sala que eu há dois anos, mas até então a gente nunca tinha conversado pessoalmente.

Muitaaaa saudade de quando estava fazendo login e ficava girando uma pétala vermelha na florzinha verde, e de quando chegava uma mensagem e o barulhinho era tipo oh-oh!

Aproveitem a visão dessa maravilhosa tecnologia e desse layout ultramoderno (só que never... ou só lá em 2000 mesmo).


Foi nos anos 2000 e pouco que os blogs começaram e rapidamente se popularizaram. Não faltavam layouts fofos, gif piscantes, cores saturadas, GaLeRa EsCrEvEnDo Em MoNtAnHa RuSsA (caraca, como vocês conseguiam?) ou então em miguxês, e ainda blogs em estilo diário, contando coisas cotidianas.

Era comum colocar música que começava a tocar quando o blog abria. Socorro!


Ah, e a gente adorava essas bonequinhas, sei lá por quê, e muito pixel art.

Aproveita porque é a única vez que eu vou postar uma doll em gif animado neste blog.

Eu fazia parte de uma comunidade de pixel art. Photoshop não era pra todo mundo, então a gente se virava com o super zoom do Paint mesmo, e era uma loucura e tinha um povo que fazia coisas incríveis.

A propósito, saudade de quando eu tinha tempo pra essas coisas.


Baixar música era só em mp3, usando programas tipo Napster ou Kazaa. Quem tinha internet mais rápida podia se arriscar a baixar clipes, mas pros usuários de internet discada isso era quase suicídio.

Assistir filme online? Nem tinha jeito.

E-mail gratuito tinha espaço limitadíssimo, menor que uma única mp3. Só servia pra mandar texto. Imagem ou qualquer outro tipo de arquivo estava fora.

A conexão era infinitamente lenta, caía, falhava, mas nada era tão empolgante quanto o barulhinho do discador quando conseguia completar a conexão! Hahaha

Apesar de todos os perrengues, acho que aquela foi uma época em que a internet era um lugar mais amigável. Tinha menos haters, menos gente babaca nos chats, menos anúncios pulando nas páginas, mais conteúdo espontâneo nos blogs, e indiscutivelmente mais privacidade. 

O que vocês lembram de antigo na internet e sentem saudade (ou não)?

7 comentários:

  1. Olá Anne tudo bem???


    Hahahahahah eu vivi tudo isso!!! Sobrevivi aos primórdios da internet!!! Me lembro que quando chegou internet na minha casa eu usava o CD que vinha no jornal, que meu pai comprava aos domingos, e quando eu conseguia "entrar" na internet não sabia o que procurar...


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ai que post mais nostalgico <3 hahaha a única coisa dessas que listou que eu não vivi, foi a época do icq! eu tive meu primeiro computador quando o icq já estava sendo esquecido por causa do msn (muitas saudades!!!). uma coisa que eu gostava demais eram uns grupos que tinham na página do msn, que a galera fazia uns joguinhos e ia pontuando no próprio chat, como se fosse um bate papo da uol, só que com game. lembro que passava hoooooooras jogando isso, conversando com as pessoas e fazendo amigos (que depois acabavam no meu msn, haha).

    ResponderExcluir
  3. uhaua eu sinto TANTA saudade da internet antiga, mas ainda bem que a velocidade aumentou e evoluímos!
    Eu passava o dia todo catando essas dolls huahua <3

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, que dor que me dá de ler vocês falando dessa época <3 (e que invejinha de você, haha XD)

    ResponderExcluir
  5. Eu tive blog em inglês por ANOS até os brasileiros começarem a se movimentar, até surgir o Blogger Brasil... Tive LiveJournal, consegui fazer fotolog antes de ele ter cota pra brasileiros, meu orkut era um deserto até meus amigos se tocarem que era um lugar legal... E eu só sai do ICQ porque... Por que a gente abandonou a frôzinha, né? Haha! Eu tembro do mIrc, dos bate papos do UOL... Era perrengue só pra conseguir acessar, além da internet lerda tinha toda a vigilância dos pais, mas que dá saudade, dá sim!

    ResponderExcluir
  6. Sinto falta do mato! Era tão melhor. rs
    Ainda lembro do barulhinho do ICQ, das minhas 500 dolls salvas no computador, dos meus blogs pessoais e do MSN, que definitivamente fez grande parte na minha vida. =)
    Amei o post. Foi uma viagem no tempo.

    Chiquereza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...