quarta-feira, 9 de março de 2016

3 filmes

Admito que anda difícil escolher alguma coisa pra assistir, já que ando sem saco para:

- Violência de qualquer espécie
- Efeitos sonoros de luta
- Zumbis
- VampirosZZZzzzzzzz
- Terror/suspense
- Gente gritando
- Ficção científica
- Séries de investigação criminal com aquele roteiro tão previsível quanto uma lasanha congelada da Sadia: uma situação casual + alguém encontra um cadáver com sinais de morte violenta + a polícia entra em ação + encontra um suspeito + o suspeito mente + história bizarra + encontra outro suspeito + o segundo suspeito é inocente + descobre que o primeiro suspeito é que era culpado = the end. ZzzzzzzRONC! Ai desculpa, gente, até dormi fazendo essa lista.

Mesmo diante de toda a minha chatice cinematográfica, ainda acabei assistindo três filmes ótimos recentemente, desses que tem história, um roteiro de verdade, bons atores e atuações impecáveis.

A grande aposta

Com Christian Bale, Steve Carrel, Ryan Gosling, Brad Pitt, Marisa Tomei.


Michael Burry é o empresário que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário dos Estados Unidos está prestes a quebrar. Essa decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber desses investimentos, o corretor Jared Vennett percebe a oportunidade e passa a oferecê-la aos seus clientes. Um deles é Mark Baum, dono de uma corretora, que vem enfrentando problemas pessoais desde o suicídio de seu irmão. Dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária, e para isso pedem ajuda a um guru do sistema financeiro, Ben Rickert, que desistiu da vida de negócios e vive recluso.

Os acontecimentos reais que culminaram na crise imobiliária que arrasou os Estados Unidos e vários países da Europa em 2008 são retratados nesse filme que desvenda a complexidade do mercado financeiro usando referências da cultura pop. Os quatro grupos de investidores tinham em comum o objetivo de lucrar com a destruição do sistema, ainda que isso significasse apostar na perda de empregos, na falência de empresas e na piora das condições de vida da classe mais baixa da sociedade. O estouro da bolha imobiliária de forma alguma aconteceu por culpa desses investidores: o grande mérito deles foi saber lidar com a informação (que passava imperceptível pela imensa maioria das pessoas) de que o sistema estava se tornando insustentável e ruindo aos poucos. Vez ou outra alguém se lembra das graves consequências do que estava para acontecer, mas ainda assim, isso não se tornou maior do que a busca pelo lucro a todo custo.

Sensacional! Um filme instigante, ágil, inteligente e com muitos momentos inusitados e divertidos, com trilha sonora excelente.

O jogo da imitação

Com Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode.


Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe de especialistas com o objetivo de desvendar o Enigma, o famoso código que os alemães usavam para enviar mensagens e programar ataques. Um dos integrantes é Alan Turing, um matemático de 27 anos totalmente focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com todos à sua volta. Apesar de sua intransigência e falta de traquejo social, Turing passa a liderar a equipe e constrói uma máquina que permite analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses tenham acesso às ordens enviadas antes que elas sejam executadas e assim tenham alguma vantagem na guerra.

Outro filme baseado numa história real, retratando parte da vida do gênio cientista Alan Turing, que criou a máquina que posteriormente deu origem ao computador. Estima-se que sua máquina tenha encurtado a guerra em dois anos, e assim foram poupadas cerca de 14 milhões de vidas. Mesmo sendo um filme que tem como pano de fundo a guerra, esta não aparece, sendo retratadas apenas algumas das pessoas que atuaram nos bastidores. Além dos problemas em estabelecer qualquer relacionamento interpessoal, Alan tem que lidar com a falta de aceitação da sociedade e de si próprio pelo fato de ser gay, o que lhe causou imensos transtornos durante toda a vida.

O filme é um pouco triste pela problemática que envolve - a guerra, a pressão constante para a solução do Enigma e a frustração a cada tentativa perdida, a perseguição a Turing - mas ainda assim é genial e apaixonante.

O quarto de Jack

Com Brie Larson, Jacob Trembley, Joan Allen.


Joy, de 24 anos, e seu filho Jack, de 5, vivem em um minúsculo quarto. Joy foi sequestrada aos 17 anos e Jack nasceu no cativeiro, filho do sequestrador de Joy. Para Jack, o Quarto é o mundo todo, e Joy faz de tudo para que a vida ali seja tão suportável quanto possível. Mas chega um momento crucial em que Joy vê ameaçadas tanto a sobrevivência dos dois, quanto a sua sanidade, então ela elabora um plano audacioso para libertá-los do cativeiro.

Fora do Quarto, a adaptação ao mundo (no caso de Jack) e a readaptação (para Joy) não serão fáceis. Jack nunca havia saído do cativeiro e precisa aprender todas as coisas que existem no "Mundo". Joy vê que sua vida antiga já não existe mais: ela não sabe o paradeiro de suas amigas, sua casa e sua família já não são mais as mesmas, a mídia a persegue de forma cruel, e as cicatrizes dos traumas dos sete anos passados no cativeiro vão eclodir. Mas Jack será o primeiro a se recuperar, e é impossível não se encantar com ele cena após cena.

Um filme sensível, tenso, intenso, delicado, triste e feliz, tudo ao mesmo tempo, desses de deixar a gente pensando por vários dias depois de assistir. Uma história linda sobre amor, liberdade e superação, e o final não poderia ser mais emblemático. Não vou falar mais pra não dar spoiler, mas não tem como não amar.

Vocês já assistiram algum deles? O que acharam?

25 comentários:

  1. oi, oi.

    já vi "a teoria de tudo" e adorei. o filme é realmente incrível! um pouquinho longo, mas muito envolvente. tu já viu "a garota dinamarquesa"? muito emocionante. <

    ainda nao vi "o quarto de Jack", mas todos dizem que é ótimo. tá na minha listinha...

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito assistir A Garota Dinamarquesa, só ouço falar bem!
      Beijo

      Excluir
  2. Ain, meu problema com filme é a preguiça de assistir. O que é até curioso se eu for parar pra pensar porque assisto trocentos episódios de séries, um após o outro, mas com filme não vejo a hora que termine. A não ser, é claro, que eu esteja no cinema, aí aproveito bem a experiência.

    Da sua listinha só assisti ao "O Jogo da Imitação", e adorei. O filme é ótimo, as interpretações são muito boas e a história de vida do Turing é de partir a coração. Poxa vida, o cara merecia muito encontrar a felicidade.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Amei os três filmes! Mas o quarto de jack tem um lugar cativo em meu coraçãO!

    :**

    ResponderExcluir
  4. Eu estou doida pra assistir O Jogo da Imitação e O quarto de Jack! Parecem filmes maravilhosos *---* beijokas! :)

    ResponderExcluir
  5. Assisti os três Anne, são realmente ótimos filmes. De vez em quando a gente consegue encontrar alguns títulos que fogem desses clichês máximos do cinema, né? #aindabem

    ResponderExcluir
  6. desses, só assisti ao Jogo da Imitação e gostei bastante. =)


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Anne tudo bem???

    Assisti O Jogo da Imitação e ADOREI, muito bom mesmo!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu também estou com esses problemas cinematográficos, difícil pegar um filme pra assistir e achar ele genial, muito difícil. Por isso ando buscando filmes antigos :)
    Desses citados eu só vi O Jogo da Imitação e achei incrível!
    Quero muito ver os outros dois, principalmente O Quarto de Jack, porque esse tema psicológico me fascina, deve ser incrível.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Está dificil achar filme que me prenda tbm viu?
    Eu assisti O Jogo da Imitação e amei a atuação do BeneBatch, apesar de ficado triste com o fim.. Assisti A grande aposta e olha, realmente adorei...

    Agora estou enrolando para assistir O Quarto do Jack

    ResponderExcluir
  10. Eu queria jogar coisas na TV toda vez que O Quarto de Jack deixava de levar algum prêmio no Oscar. Achei perfeito! Diferente de tudo o que a gente está acostumado a ver (também tenho muitas fases de preguiça de filme pelos mesmos motivos que você) e tudo, TUDO nesse filme era inédito e delicado e lindo! Melhor filme do ano pra mim.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, é muito real o bode com essas temáticas, né? Eu gosto de vários desses gêneros que são super clichês, mas a forma como as histórias são contadas, sempre seguindo a mesma fórmula, me incomoda demais. Se eu pudesse te dar uma dica, seria essa: tenta procurar filmes independentes e/ou mais antigos. Normalmente eles são trabalhados de uma forma totalmente diferente e bem mais criativa.
    Por um milagre, assisti todos os filmes que você citou aqui. Achei "A Grande Aposta" sensacional, foi um filme que me surpreendeu muito e que eu realmente me diverti demais assistindo. É machista pra cacete? Com certeza. Se a gente fosse problematizar seria o horror! o horror!, mas entretenimento por entretenimento tá ok. E a montagem é sensacional, fiquei bem chateada que não tenha levado o Oscar, mas não se pode ter tudo. "O Jogo da Imitação" foi outro filme que também me surpreendeu muito. Achei que fosse uma cinebiografia chata e paradona? Achei. Mas no final do filme eu estava no chão, morrendo de chorar. Que história desse homem, né? Me assusta demais pensar que a sociedade um dia foi tão pior do que já é e nem tem assim tanto tempo. Já "O Quarto de Jack" era tudo mesmo que eu esperava. O que mais gosto nele é que não é uma história sobre duas pessoas em um cativeiro, mas a história de duas pessoas que viveram algum tempo num cativeiro e agora precisam se adaptar (Joy, de novo; Jack, pela primeira vez) ao mundo fora dele. Foi um filme que mexeu em níveis comigo e que me fez pensar em MUITAS coisas. Além disse, as atuações realmente são excelentes, Oscar da Brie Larson foi merecidíssimo.

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou seguir sua dica!
      Nunca achei que A Grande Aposta levaria algum Oscar, embora merecesse! Acho que o estilo bem pouco convencional dele não emplaca na academia. =(
      Sobre O Jogo da Imitação, comigo foi a mesma coisa: comecei a assistir já me arrependendo de ter começado, porque achei que seria chatérrimo. Mas nossa, que filme incrível! E triste pensar sobre o que a sociedade da época fez o Turing sofrer, ainda mais depois de tudo que ele fez pela humanidade.
      O Quarto de Jack rende assunto para HORAS! Um filme muito marcante, continuo pensando nele vários dias depois de ter assistido!
      Beijo

      Excluir
  12. Estou tendo dificuldade pra achar bons filmes também hahaha
    Eu vi o jogo da imitação e AMEEEEI. Quero ver o quarto de jack também.
    Mas esse A Grande Aposta eu nunca tinha ouvido falar e curti o trailer... Se tem o Ryan Gosling é bom! kkkkkkkkkkkkk

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  13. hahahaha compreendo bem o seu sono Anne. O jogo da Imitação eu já assisti, eu gostei muito, morri de lágrimas. Agora O quarto de Jack eu fiquei curiosíssima para assistir. Vlw a indicação ^^
    Beijos lindona!

    ResponderExcluir
  14. Oi anne
    Olha, não vi nenhum destes filmes, confesso que ando meio preguiçosa com cinema e mesmo filme na TV, estou preferindo ler.
    Obrigada pela sugestão deixado no bloguito sobre a prateleira.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Anne, louca para assistir esse filme "A Grande Aposta", mas vou ter que esperar pra ver na TV (Now, Netflix...). Vi esse filme "O Quarto de Jack" essa semana e meu Deus! ♥ É exatamente isso que você escreveu: tudo ao mesmo tempo! triste, feliz... E que amor dessa mãe, né? E o dele por ela também. Verdadeiro amor incondicional. :') Aliás, esse menininho merecia ganhar o Oscar. Atuação incrível!!
    Ah! Quer dica de filme? Assisti "Garota Dinamarquesa" e é muito bom. Vale a pena!!! :)

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, concordo, ele merecia o Oscar! Espero que continue atuando assim, acho que terá um futuro excelente como ator!
      Obrigada pela dica do filme, quero muito assistir!
      Beijo

      Excluir
  16. Adorei muito O Jogo da Imitação!!
    Os outros dois já estão na minha lista e não vejo a hora de ver hihi

    ResponderExcluir
  17. Eu assisto o canal AXN todo dia, e cheguei a conclusão que deveria ser agente do FBI porque acerto de cara o assassino!

    Gostei das indicações dos filmes e vou procurar assistir!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Faz algum tempo que também não assistimos filmes, mas no nosso caso é mais por falta de tempo. Mas gostamos das indicações, ficamos com vontade de assistir "O quarto de Jack" parece ser muito bom!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie Anne =)

    Quero muito assistir O Jogo da Intimidação, primeiro por saber que é baseado em uma história real e segundo por que é como o Bene <3
    O Quarto estou com o livro aqui para ler, e espero curti bastante a leitura.
    Hoje em dia está difícil

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary achar algo legal para ver... está tudo muito mais do mesmo.


    ResponderExcluir
  20. Nossa eu tenho esses filmes baixados pra assistir e até hoje não vi. Adorei as dicas

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderExcluir
  21. Desejei ver os dois primeiros que indicou.
    Já o Quarto de Jack eu vi e também gostei muito. Que filme!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...