Eu sou muito apaixonada por miniaturas desde quando era criança e ganhei uma casa da Barbie. Nada ocupava mais o meu tempo do que observar e cuidar de cada pequeno detalhe dos móveis cor de rosa, dos espelhos de verdade da penteadeira, dos minúsculos frascos de perfume, das escovinhas de cabelo que cabiam na mão das bonecas... Mas acho que nada se comparava à riqueza de detalhes da cozinha, que eu tenho até hoje, com todas as frutinhas, panelas, pratinhos, garrafas de água e frascos de ketchup. Fofo.
Bom, o tempo passou, minha casa da Barbie acabou sendo doada, mas eu conservei tudo o que havia dentro dela e todas as bonecas. Então imagina o tamanho da minha felicidade ao encontrar mais pessoas que compartilham da mesma paixão que eu? (Adulta, kkkk)
Pois foi exatamente essa a minha reação quando um dia fui parar, nem sei como, no site da
Dolls House Emporium e conheci essas pequenas obras de arte, que um dia ainda farão parte da decoração da minha casa:
A escala é 1/12, portanto digamos que o tamanho das peças seja metade do tamanho dos móveis da Barbie.
Um detalhe interessante é que as casas em miniatura tem quase tudo que uma casa de verdade tem: papel de parede, pisos (normalmente são adesivos), todo tipo de móveis, utensílios de cozinha, brinquedos, interruptores, lustres e arandelas (que funcionam de verdade), tapetes, maçanetas, cortinas, plantas, bichos de estimação...
E não são brinquedos, destinam-se a coleção e decoração. Há também uma linha de casas e acessórios para crianças, mas com muito menos detalhes.
Mas antes de partir pra um projeto tão elaborado, eu pretendo começar com uma room box, que é uma caixa com abertura em cima e na frente, com vidros deslizantes, onde se monta um único ambiente.
Infelizmente é muito difícil encontrar miniaturas com esse design no Brasil. A
Dolls House Emporium tem uma variedade bem grande de produtos, e no Ebay pode-se encontrar alguma coisa também. No site
Dolls House Brazil há uma lista de lojas nacionais. Algumas lojas estrangeiras enviam móveis e acessórios, mas não as casas, porque elas são caras e as lojas não querem se responsabilizar por avarias no transporte. Ou então o frete é exorbitante. Então quem sabe um dia eu vá pessoalmente à Inglaterra só pra buscar a minha casa? :)