Para aniquilar uma nação, não basta invadir seu território, destruir seus prédios e exterminar seu povo, mas também apagar da história toda a sua memória cultural. Era isto que Adolf Hitler, um ressentido amante da arte rejeitado pela Escola de Belas Artes de Viena, planejava fazer enquanto instruía seu exército a saquear museus e coleções particulares das cidades que invadia, pilhando obras de Rodin, Cézanne, Picasso, Monet, Renoir, para enviá-las para o Museu do Führer.
Caçadores de obras-primas conta a história real de um grupo de oito homens, The Monument Men, que se reuniram nos anos finais da Segunda Guerra Mundial para tentar resgatar as mais de cinco milhões de obras de arte roubadas pelo nazistas e devolvê-las aos seus donos. Parecia uma missão impossível, já que as obras roubadas estavam em território inimigo, e os alemães tinham ordens de destruir tudo caso Hitler morresse ou a Alemanha perdesse a guerra. Esses heróis improváveis, a maioria arquitetos ou curadores de museus, nada afeitos aos campos de batalha, se dispuseram a arriscar suas vidas para preservar mais de mil anos de cultura e defender as maiores obras de arte da humanidade.
Antes de mais nada, preciso dizer: eu adorei.
Apesar de ter a guerra como pano de fundo, é um filme muito leve. As poucas menções (necessárias) às vidas perdidas na guerra são curtas e emblemáticas, como a cena em que um dos Monument Men pendura um quadro na parede onde estava antes de ser roubado, mas o que se vê em volta é uma casa vazia, seguida pela voz de Claire Simone (Cate Blanchett) dizendo que as pessoas que moravam ali não vão mais voltar; e a outra em que alguns deles encontram, em um galpão, barris cheios de dentes revestidos de ouro.
O elenco é de primeira (George Clooney, Matt Damon, Bill Murray, John Goodman, Jean Dujardin, Hugh Bonneville, Cate Blanchett), a trilha sonora é impecável, os diálogos são irretocáveis e pra quem gosta de história e de arte é um prato cheio. E o melhor: é um filme com roteiro. Não espere efeitos especiais grandiosos, e sim uma história bem contada.
Primeiro trailer:
Segundo trailer:
Alguém mais assistiu?
O que acharam?