Outro dia uma amiga e eu estávamos conversando sobre as coisas velhas da internet.
A coisa toda começou quando eu vi essa postagem na Página barroca, inovadora, vanguardista:
Quem lembra do Orkut? Stay beautiful!
O Orkut foi a rede social que antecedeu o Facebook. Os usuários podiam deixar recados numa página de scraps e participar de comunidades sobre todo tipo de assunto, desde filmes, livros ou o seu colégio/faculdade até coisas do tipo Eu odeio acordar cedo, Eu nunca voei de vassoura, Tocava campainha e corria, Eu abro a geladeira pra pensar, Anão vestido de palhaço mata 8 (uma página para notícias estranhas), Saí sem dinheiro voltei bêbado, Odeio esperar resposta no MSN...
Às vezes a gente apagava alguns recados e deixava outros só pra ver a treta acontecer. E quando o site passou a exibir os links das pessoas que tinham visitado seu perfil, aí sim a treta foi fortíssima!
E por falar em MSN... era por ele que a gente se comunicava antes dos smartphones e do WhatsApp. Sim, existiu um mundo sem WhatsApp, e ele era ótimo! Cada vez que alguém ficava online subia uma janelinha avisando no canto da tela. Galera ligava a webcam pro crush e ativava a opção pra aparecer no nickname, junto com seu nome, qual música estava ouvindo no Windows Media Player. Altas indiretas.
Antes ainda do MSN, o comunicador instantâneo que todo mundo usava era o ICQ. Cada usuário era identificado por um número (o meu era 148226950), mas o programa permitia buscar pessoas também por nome, e-mail e por cidade. Na época eu morava numa cidade pequena e todo mundo que morava lá se adicionava e batia papo. Foi pelo ICQ que eu fiquei amiga de um menino que estudava na mesma sala que eu há dois anos, mas até então a gente nunca tinha conversado pessoalmente.
Muitaaaa saudade de quando estava fazendo login e ficava girando uma pétala vermelha na florzinha verde, e de quando chegava uma mensagem e o barulhinho era tipo oh-oh!
Aproveitem a visão dessa maravilhosa tecnologia e desse layout ultramoderno (só que never... ou só lá em 2000 mesmo).
Foi nos anos 2000 e pouco que os blogs começaram e rapidamente se popularizaram. Não faltavam layouts fofos, gif piscantes, cores saturadas, GaLeRa EsCrEvEnDo Em MoNtAnHa RuSsA (caraca, como vocês conseguiam?) ou então em miguxês, e ainda blogs em estilo diário, contando coisas cotidianas.
Era comum colocar música que começava a tocar quando o blog abria. Socorro!
Ah, e a gente adorava essas bonequinhas, sei lá por quê, e muito pixel art.
Aproveita porque é a única vez que eu vou postar uma doll em gif animado neste blog.
Eu fazia parte de uma comunidade de pixel art. Photoshop não era pra todo mundo, então a gente se virava com o super zoom do Paint mesmo, e era uma loucura e tinha um povo que fazia coisas incríveis.
A propósito, saudade de quando eu tinha tempo pra essas coisas.
Baixar música era só em mp3, usando programas tipo Napster ou Kazaa. Quem tinha internet mais rápida podia se arriscar a baixar clipes, mas pros usuários de internet discada isso era quase suicídio.
Assistir filme online? Nem tinha jeito.
E-mail gratuito tinha espaço limitadíssimo, menor que uma única mp3. Só servia pra mandar texto. Imagem ou qualquer outro tipo de arquivo estava fora.
A conexão era infinitamente lenta, caía, falhava, mas nada era tão empolgante quanto o barulhinho do discador quando conseguia completar a conexão! Hahaha
Apesar de todos os perrengues, acho que aquela foi uma época em que a internet era um lugar mais amigável. Tinha menos haters, menos gente babaca nos chats, menos anúncios pulando nas páginas, mais conteúdo espontâneo nos blogs, e indiscutivelmente mais privacidade.
O que vocês lembram de antigo na internet e sentem saudade (ou não)?