Não são poucas as bobeiras que pessoas falam sobre vegetarianos por não conhecer o que é o vegetarianismo. Mas separei apenas algumas das frases mais comuns, que não tem o menor embasamento.
12. "Vamos a uma churrascaria, mas fica tranqüilo (a), lá servem alface!"
Vegetarianos não se alimentam só de folhas. Você só come carne, laticínios e ovos? Há uma infinidade de possibilidades em uma alimentação vegetariana/vegana.
11. "A soja que os vegetarianos comem devasta as florestas"
Vegetarianos não comem só soja (e alface). E cerca de 80% da soja produzida no Brasil e que realmente devasta as florestas é destinada à produção de ração animal. O Brasil exporta milhares de toneladas de soja e outros grãos para países que criam animais para abate de forma intensiva, ou seja, fechados em confinamento. Cerca de 70 bilhões de animais são mortos para consumo humano no mundo todo ano, e a maioria absoluta vem de fazendas e esses animais precisam comer. Eles consomem soja, milho e outros grãos que poderiam alimentar pessoas. Seria mais inteligente, ecológico e sustentável usar nossa capacidade de produzir alimentos para alimentar pessoas e não criar bilhões de animais para dar comida, matar e comer uns pedaços.
10. "Sou vegetariano, mas como peixe"
Peixes tem sistema nervoso central e sentem dor, exatamente como você, eu, seu cachorro, vacas, porcos, frangos, zebras, ornitorrincos. Se você come algo que já esteve vivo e se mexendo, você não é vegetariano.
9. "Eu amoooooooo animais!" (pessoa falando no intervalo entre um pedaço e outro de bife)
Ama alguns animais, né? Cachorros, gatos, talvez pássaros. Você não paga pela morte de alguém que você ama pra comer um pedaço.
8. "Humanos não devem ser vegetarianos porque tem caninos."
Gorilas e pandas também tem caninos e não se alimentam de carne. E os caninos deles são bem desenvolvidos, não são como esses dentinhos minúsculos que nós temos. Dentes tão pequenos não foram feitos para caçar, então vamos parar por aqui.
7. "Eu quase não como carne vermelha, mas não sou radical."
Tá, e daí?
6. "Vegetarianos são chatos!"
Pessoas que diziam que era errado escravizar seres humanos por diferença de cor de pele também eram vistas como chatas, umas lunáticas insuportáveis. Acontece que é difícil ficar de boca fechada diante de um genocídio. É MUITO difícil manter a calma quando você considera as vacas tão lindas e fofas e aparece um idiota só pra te irritar dizendo "hummm amo uma picanha". Um dia talvez você entenda, caso ainda não seja vegetariano.
5. "Minha comida caga na sua."
Antes que algumas pessoas estranhem o uso desses termos por aqui (oi, mãe!), vou deixar claro que não uso esse tipo de vocabulário, apenas quero ilustrar que, infelizmente, essa é uma frase muito usada por pessoas grosseiras e desocupadas principalmente no Facebook quando se metem em páginas de vegetarianos. É simples de entender: vegetarianos não comem pasto, grama, mato ou qualquer coisa que fique debaixo das vacas e bois. Esses animais também não ficam em hortas e pomares. O que fica debaixo deles é o que eles comem, ou seja, sua "comida" come comida cagada.
4. "Vegetarianos são magros e ficam doentes facilmente."
Bom, eu posso ser magra, mas minha saúde vai muito bem, obrigada! O ultramaratonista Scott Jurek é considerado o maior atleta do mundo em seu esporte e é vegano. Também há lutadores de MMA e atletas de várias modalidades que são veganos.
3. "Eu morro de dó dos animais, mas amo carne!"
É uma frase da pessoa querendo ser legal, tentando mostrar que se importa com a causa. Ela não se lembra da ligação entre carne (fibras musculares, sangue e nervos) e animais. E só pra não esquecer: não tenha dó, tenha atitude. Você sentir pena não faz diferença na vida de ninguém.
2. "A alface também tem vida."
Essa é uma variação para "os tomates gritam quando são cortados". Gente, não é possível alguém acreditar que uma alface sofra como um boi, galinha, peixe ou porco. Os animais tem sistema nervoso que lhes permite sentir dor, alegria, medo e outras emoções. Vegetais não tem essa capacidade. Bem simples isso.
1. "De onde você tira suas proteínas?"
As proteínas estão em abundância em alimentos de origem vegetal. É incrível como ninguém se preocupa com elas no dia a dia, mas basta uma pessoa dizer que é vegetariana para que caiam crachás do céu e todo mundo à sua volta se transforme em nutricionistas honorários, que, claro, levam uma vida super regrada e se preocupam com colesterol, diabetes, problemas cardíacos, além de conferir a quantidade de vitaminas que ingerem com uma calculadora. Como vai a sua ingestão diária de zinco? Selênio? Vitamina C? Manganês? Alguém realmente se preocupa com isso?
Bônus: "Bacon é vida!"
Não, bacon é um pedaço gorduroso da barriga de um animal morto. Mas enfim não vou discutir gostos. Por exemplo, eu detesto jiló mas tem gente que adora. Você pode adorar comer bacon, mas é válida uma reflexão se é justo proporcionar toda a dor e o sofrimento de uma vida de confinamento que termina em abate para o porco, que não tem interesse nenhum naquilo que você prefere comer e, portanto, nem deveria ter entrado na história.
[Adaptado (com meus pitacos) do blog do Fabio Chaves, que também escreve o site Vista-se]