Desde que eu fiquei ruiva, tornou-se comum pessoas me abordarem em todo lugar pra perguntar a receita da cor do meu cabelo!
A prática me fez aprender alguns truques que eu espero que possam ser úteis pra quem já tem cabelos ruivos ou tem vontade de tê-los! São cuidados simples que fazem toda a diferença.
1. Invista em bons produtos
...O que não significa, necessariamente, produtos caríssimos. Mas não adianta nada gastar os tubos no salão adquirindo seu cabelo ruivo pra chegar em casa e lavar com um shampoo mequetrefe. Shampoos comuns farão o cabelo desbotar mais rápido, por isso é importante usar produtos adequados para cabelos coloridos. Duas boas marcas nacionais são a Amend e a Weleda. Entre os importados, eu gosto da L'anza e Paul Mitchell. (Essas quatro marcas são cruelty-free, ou seja, os produtos não são testados em animais.)
A tintura e a água oxigenada também precisam ser de boa qualidade. Eu uso e recomendo Amend.
2. Nem tudo deixa laranja
Parece geral o consenso de que tudo faz o cabelo vermelho desbotar e ficar laranja: sol, mar, vento, lavar demais, secador, chapinha, babyliss, piscina... Mas não é verdade.
Uma tintura ruiva bem feita não fica laranja quando desbota.
Uma tintura ruiva bem feita não fica laranja quando desbota.
Também existe a lenda que cabelos loiros não podem receber tintura vermelha, porque ficaria laranja. Isso não se aplica a todos os casos. Eu fiz a transição do loiro ao ruivo de uma vez só sem problemas. E mesmo quando a cor desbota um pouco, o cabelo continua ruivo, só que mais claro, mas nunca laranja.
3. Após um processo térmico, hidrate
Secador, chapinha e babyliss podem ser aliados na hora de produzir um look mais arrumado, mas é importante hidratar o cabelo na próxima lavagem. Tenha uma boa máscara sempre à mão. Isso mantém a cor bonita e brilhante por mais tempo, e o cabelo mais saudável.
4. Proteja do sol e do cloro
Esses são os agentes que mais causam o desbotamento da cor vermelha. Mas claro que ninguém precisa deixar de tomar sol ou ir à piscina por causa do cabelo. É bom usar sempre um chapéu, ou um leave-in com protetor solar, e quando estiver na piscina, prender o cabelo de vez em quando (sem apertar muito, já que os fios molhados podem se quebrar) para que ele não fique o tempo todo em contato com a água.
5. Valorize a forma natural do seu cabelo
O calor do secador, babyliss e chapinha aceleram o desbotamento do pigmento vermelho. Ao invés de usar esses aparelhos todos os dias, é legal deixar o cabelo "respirar" de vez em quando e explorar a textura natural dele com penteados e acessórios. Também existem várias formas de modelar o cabelo sem calor.
E esse é o meu cabelo vermelho, que eu amo!
E esse é o meu cabelo vermelho, que eu amo!